Arquivos

março 2011
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Antes de mais nada vc deve observar o formato da sua sala de jantar para a escolha do formato da mesa e a dimensão máxima que vc pode ter. Não esqueça que deve contar com a cadeira e mais uns 60 cm no mínimo pra a passagem em torno dela.

Determinado as dimensões livres no espaço fica mais ou menos determinado o formato da mesa. A maior parte dos apartamentos de hj só conseguimos colocar mesas quadradas devido a disposição do espaço. Nos apês maiores podemos usar as quadradas e ovais que também ficam um charme na decoração!

Não importa o formato da sua mesa, o bom gosto deve prevalecer sempre!

Da mesma maneira como os ambientes dos posts anteriores vc deverá ter em mente que tipo de decoração pretende colocar na sala de jantar. Não necessariamente ela deve seguir o da sala de estar, mas deverá ter uma harmonia com o conjunto.

A grande tendência hj na decoração é a integração geral entre a sala de estar, sala de jantar e cozinha. Nesse caso, vc pode usar a mesa para ser a própria divisão entre os ambientes ou integrá-la com a bancada.

Como já comentei anteriormente o retro está invadindo a decoração contemporânea, a mistura de estilos é uma tendência muito forte entre os arquitetos.

As peças modernas também são projetas pelos designers contemporâneos com inspiração nos antigos deixando essa mistura ainda mais consistente.

Falando em cores, uma  das preferidas entre os clientes e arquitetos são as mesas brancas. Elas podem apresentar diversos materiais como vidro branco leitoso, laca branca, madeira pintada de branca, dentre outros. Elas são bonitas, estão sempre atuais e podem combinar com muitos tipos de decoração. O melhor de tudo é que vc pode trocar as cadeiras, mudar o forro e parecer que trocou sua sal inteira.  Viva as mesas brancas!!

As mesas brancas podem ter cadeiras brancas ou com detalhes brancos, ou podem também ser de outro material ou outra cor.

 

Outra cor muito usada para as mesas é a preta, principalmente em apartamentos grandes ou para homens solteiros. Eles adoram mesas pretas!

Elas podem ser com cadeiras pretas ou podem ser de outro material, por ser uma cor neutra.

O preto fica bem com tudo mesmo, usar um estofado em tons de cinza e prata, por exemplo é uma excelente opção para uma sala contemporânea.

 

Em apê menores gosto de usar o preto com cadeiras transparentes, fica um charme!

Já que estamos falando em preto e branco, que tal a mistura dos dois nas cadeiras e mesas? Muito usado tb!!! A mistura faz parte das opções mais queridas!

Podemos usar as mesas pretas com cadeiras brancas…

Mesas brancas com cadeiras pretas…

ou inovar utilizando apenas a da cabeceira contrastando…

Misturando entre elas a cor, etc. A mistura do preto e branco fica bem de qualquer forma. Vamos usá-las?

Ahhh e as mesas de vidros!!!! Humm elas são perfeitas e também umas das preferidas.

Adoro o vidro, pela versatilidade, leveza e beleza.  Pra quem não quer errar e quer deixar sua decoração sempre atual é sem dúvida a melhor opção.

As mesas de vidro com bases de vidro são as minhas preferidas! O melhor do vidro também é a facilidade na limpeza e a durabilidade.

A versatilidade do vidro, podendo apresentar sem problemas os diversos formatos, tamanhos e cores faz dela uma das opções mais vendida do mercado.

Não podemos também esquecer de outra queridinha, a mesa de madeira!

As mesas de madeira também são duráveis e se adaptam a muitos estilos de decoração.

Pra quem procura um estilo rústico é a escolha mais prudente, também ficam perfeitas para casas de praia e espaços gourmet principalmente por se adaptarem a decoração mais vibrantes, com estofados coloridos, presentes nesses espaços.

A mistura de materiais, cores e estilos será sempre bem vinda na decoração da sala de jantar, desde que ela seja harmônica.

As mesas de madeira ainda podem apresentar uma maior sofisticação a depender do tipo de acabamento e das cadeiras e dos elementos decorativos que farão parte do conjunto.

 As mesas podem ter ainda muitos materiais em seu acabamento, como o espelho e o granito, por exemplo, tudo vai depender do custo e do gosto do dono da casa e do arquiteto que vai decorar.

A escolha da mesa é fundamental para a escolha das cadeiras, vc pode comprar um conjunto em uma loja de moveis ou pode montar seu próprio conjunto com misturas interessantes. Vale tudo na sua decoração, não precisa se prender a nenhuma regra, basta ter bom censo na escolha.

Uma dica na escolha das cadeira é fugir um pouco da compra das cadeiras com braços e as demais sem braço e ainda podem comprar as cabeceiras com cores, estampas e diferentes.

Se ela for quadrada vc pode inovar usando estampas diferentes no conjunto, fica bem interessante e vc pode estar trocando sempre.

Uma opção também muito usada é inovar nas misturas e modelos das cadeiras, usando bancos, poltronas e cadeiras e misturando os estilos. Vamos inovar!

CORES sim, porque não?

Em algumas decorações fica muito bom usar cores na sala de jantar. As cores podem estar apenas nos elementos que irão compor a sala como aparadores, luminárias e objetos de decoração ou podem estar presentes até mesmo nas mesas e cadeiras.

Olhem só que mesa vermelha maravilhosa! Ela pode ser com cadeiras de madeira ou até mesmo brancas, uma peça marcante na decoração do ambiente. Amei!

Agora que vcs já viram o que é possivel fazer na sua sala de jantar, aproveite para ver o post sobre quadros e espelhos para compor a decoração do restante do ambiente.

Aguardem as novas postagens sobre o tema… Espero que tenham gostado!

Fonte de imagens: www.sidneyquintela.com.br, www.davidbastos.com.br, www.flaviomoura.com.br, www.casa.com.br , www.casacor.com.br

15 respostas a MESAS DE JANTAR

  • Fernanda - formiga disse:

    Amei essa mesa de bilhar … sabe onde compro???? bjs

  • franze disse:

    muito bom os posts do site…enriquecedor.parabens a todos

  • Soraia disse:

    Por gentileza podem me informar quem é o fabricante da mesa que está na oitava foto de cima para baixo? Branca com vidro branco? Estou precisando de uma igual só que quadrada de 1,50 x 1,50.

  • Viviane disse:

    Olá como vai ?

    Estou procurando mesa de vidro com base também em vidro, tenho uma sala pequena e quero tentar deixar o ambiente menos pesado

    Moro no Rio, onde posso encontrar ou mandar fazer ?

    Obrigado
    Viviane

  • Josi disse:

    Bom dia , mesa de jantar em granito é usada, fica bom ?

    • Fernanda Messias disse:

      Com certeza as mesas de granito são usadas sem problema. A casa cor Paraná esse ano inclusive tem uma. Depois acesse os post pra vê-la. Bjinho! Nanda.

  • Naty disse:

    Olá!! Mesa com a base na cor terracota fica legal com cadeira cor tabaco?

  • Roze Barbosa disse:

    Olá, adorei as idéias de mesas e cadeiras para sala de jantar. Por favor, qual é o fabricante das cadeiras que estão na foto 12.
    Grata,
    Roze

  • Adriana disse:

    estou pensando em comprar uma mesa com vidro leitoso branco e colocar cadeiras pretas. A cozinha é americana e possui um balcão de madeira de demolição. O que acha?

  • Fernanda disse:

    Olá,

    Tenho uma mesa de jantar de madeira de demolição que fica na varanda da minha casa. Como vou me mudar para um ap pensei em torná-la um pouco mais sofisticada laqueando as cadeira de vermelho e passando uma cera na mesa, ou vice- versa. O que acha?

  • Tereza Cordeiro disse:

    Programei minha sala de jantar para usar um aparador de Radica TEKA, uma mesa de vidro de 1.40 x 90 com 4 cadeiras. Uma das testeiras da mesa ficará encostada em um balcão estreitinho que divide a sala de jantar da cozinha. O material do aparador é usado também no móvel da sala e em parte da cozinha. O móvel da sala possui um vidro preto, e a pedra do balcão é marrom. Meu marido quer o vidro da mesa na cor preta, e eu pensei nas 4 cadeiras na cor vermelha. Fica legal? Nesse caso, qual deveria ser a cor do espelho de um painel. Onde colocar esse painel: acima do aparador ou na parede maior, que é também a passagem e ficaria na testeira da mesa e em frente ao balcão. Responda para meu e-mail, por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>