Arquivos

fevereiro 2011
D S T Q Q S S
« jan   mar »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728  

Quando vc decide colocar quadros tem que ter em mente que não precisa combinar um quadro com objetos. Claro que quando for escolher tem que pensar de forma geral, tudo tem que apresentar uma boa relação com o que se pretende para aquele espaço.

Antes de sair para as compras saibam que também é permitido ter diferentes meios de arte, como gravuras, fotografias e objetos misturados em uma parede ou em um ambiente, como ter quadros de estilos diferentes podendo seu um figurativo, com outro abstrato, um mais construtivista. Tudo é permitido, mas preste atenção nas dicas!

Apesar de existirem regras básicas para dispor os quadros na minha opinião o mais importante é vc conseguir um equilíbrio na composição independente de estar ou não se adequando a regras.

Para não errar então basta o real sentido que pretende-se chegar e percebes todas as interferências que o conteúdo daquele espaço sugere a sua composição. É claro que isso não é fácil, então selecionei alguns ambientes e formas de utilização de alguns arquitetos para servirem de parâmetros e inspiração para vcs.

                                                        Na parede atrás do sofá

 

O jeito mais comum para pendurar o quadro atrás do sofá é centralizá-lo de acordo com o tamanho do sofá. Porém vc pode colocar mais do que apenas um diversificando com a utilização de quadros com estilos e molduras diferentes, de tamanhos diferentes e até escolher um que mais nobre para ficar como destaque.

A regra básica é que os quadros são obras de arte e não precisam combinar em estilos, mas utilize o bom senso na escolha das cores para manter uma harmonia com a decoração do espaço. Vc pode optar  por alinhar de acordo com os estilos como a imagem acima que cada quadro possui uma altura diferente, mas alinhados de acordo com uma lógica de estilos, conjuntos e dimensões.
Aproveitem também aquela parede totalmente livre da sua sala para brincar colocando vários quadros diferentes. Uma dica é fazer pedaços de papel do mesmo tamanho do quadro e brincar com as várias disposições possível até chegar em uma realmente interessante.

                                                           Hall de entrada e corredor

 Com certeza não podemos esquecer dos corredores, foi-se o tempo que eles passavam despercebidos… Utilizar quadros e imagens para compor o corredor é uma excelente opção de decoração. Eles podem optar por uma composição de vários quadros formando uma linha horizontal, alinhados pelo alto da moldura com um afastamento pequeno de no máximo 10 cm entre eles.  Nesses casos lembrem-se de buscar a altura de uma pessoa mediana pra não errar.

Colocar o quadro apoiado no chão é uma tendência forte na decoração contemporânea a alguns anos.  Na verdade como já falamos não existem regras então pra vcs podem utilizar paredes com cores diferentes, molduras com cores e formas diferentes.

Na imagem da direita temos os quadros da parede do lado direito alinhados pela moldura superior e inferior e os do lado esquerdo com tamanhos diferentes desalinhados mas compondo uma harmonia muito interessante.

                                                        Acima do aparador

 

O mais comum para os quadros acima dos aparadores é pendurar um quadro sobre o móvel, centralizado tanto na largura como na altura. Outra boa opção é misturar telas ou imagens maiores e menores, nesse caso, para não ter erros procure alinhar a composição a dimensão do móvel. Cuidado com a altura da moldura inferior do quadro para não atrapalhar os objetos que serão colocados em cima do móvel (20 a 25 cm são suficiente para não atrapalhar).

                                                                  Na sala de jantar

Se vc tem na sala de jantar uma parede para vazia e sem móveis é importante levar em consideração a funcionalidade do ambiente. Como temos nesse espaço uma mesa com cadeira, observe a altura do encosto para que a cadeira não encoste na moldura e provoquem acidentes. Colocar acima de 10 cm do encosto ajuda a resolver esse problema. Quando existe um espaço grande para circulação no perímetro da sala não é necessário se preocupar tanto com esse fator.

                                                               Quarto de casal

Existem muitas formas de utilizar quadros para decorar as cabeceiras de um quarto de casal. Podemos optar por colocar apenas um par de quadros, alinhado com as laterais do colchão, apoia-los na cabeceira ou colocar uma série deles acima da cama presos na parede.

Atualmente as cabeceira tem se destacado muito na decoração, então se seu quarto tem uma cabeceira diferenciada talvez a melhor solução seja utilizar quadros mais discretos ou até mesmo optar por colocá-los em outras paredes.

Podemos utilizar vários quadros em paredes com móveis como na imagem acima formando um mosaico linear muito interessante. Quadros por encomendas, peças cerâmicas com desenhos personalizados funcionam muito bem nesses casos.

Para dar um charme especial ao lavabo os quadros pequenos tem papel fundamental, vamos usá-los sem medo!

Em sanitários temos que ter cuidado com a umidade então não é muito comum à utilização dos quadros e imagens, pois danificam com o tempo. Uma solução é buscar quadros ou mosaicos com peças cerâmicas que além de compor uma decoração diferenciada tem uma durabilidade incomparável.

Outra dica de utilização dos quadros é apoia-los em móveis como aparadores, prateleiras, dentre outros, também muito comum na decoração contemporânea.

Vamos colocar a mão na massa!!!!

Agora que vcs já sabem as diversas opções de utilização dos quadros vamos para as regrinhas básicas, mas volto a dizer que elas são apenas sugestões para quem não tem tanta experiência para inovar sem medo.

As opções para fixação é primeiro a utilização de pregos e parafusos, por exemplo, outra mais pratica é usar as fitas adesivas fixadoras, lembrando que elas servem especialmente para fixar quadros leves e pequenos espelhos.  A fita tem algumas restrições com relação a quadros pesados, paredes úmidas, ambientes quentes e até mesmo de durabilidades. Escolha a sua opção e mãos a obra!

Uma outra dica importante na hora de fixá-los é ter paciência para uma colocação alinhada e em altura confortável para não dar a impressão que estão mal colocados. Peça ajuda, duas pessoas ajudando é bem melhor.

Em geral: Os quadros devem ser colocados na altura dos olhos, devendo, o centro do quadro ficar a cerca de 1,60m do chão.

Acima da cama: Respeitar a distância e pelo menos 60cm do colchão, ou pelo menos 20cm da cabeceira.

Acima do sofá:  Deve ficar a altura dos olhos, a pelo menos 30cm do encosto. E de preferência centrado com o sofá.

Apoiados no chão: Devem ser altos o suficiente para que cheguem a altura dos olhos.

Sobre móveis marcantes: Por exemplo, uma mesa de jantar, devem ficar centrados com o móvel

Em gral os quadros ficam mais elegantes quando estão da linha dos olhos para baixo.

Aproveitem as dicas, mas lembrem-se que pode tudo, a casa é sua e vc está no comando!

Fonte das imagens:

Como fonte de pesquisa busquei o que existe de mais atual em tendências, o site da casa cor 2010 e de alguns arquitetos. Adoro a forma que Flávio Moura utiliza os quadros nos seus projetos e por isso não podeia deixar de colocar algumas imagens do trabalho dele.

Fonte de imagens: http://mdemulher.abril.com.br , http://casa.abril.com.br,   http://www.casacor.com.br http://www.lenavidalaj.com.br, http://www.flaviomoura.com.br 

3 respostas a QUADROS… VALORIZE SUA CASA!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>