Arquivos

janeiro 2011
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Uma dúvida que sempre surge na obra é o famoso rodapé. Vou comecar tentando definir o que seria um para quem nunca ouviu falar… O rodapé nada mais é do que o elemento linear existente na união do piso e da parede.

Como cada ambiente possui uma particularidade de material e dimensões devem ser escolhido levando em consideração as características do imóvel ou do projeto.

Apesar de muitos não perceberem o rodapé e até nunca terem ouvido falar nesse elemento, isso não diminui a sua importância, sendo um complemento necessário e fundamental para dar acabamento ao espaço e proteger a parede do desgaste.

A ESCOLHA DO MATERIAL

Na hora da escolha do material pode dar aquela dúvida na hora da compra. O importante é observar as dicas pra não errar na escolha.

Os arquitetos atualmente não tem se limitado a regra aplicada a tempos atrás de que o rodapé deveriam ser do mesmo material do piso. A criatividade e o bom senso, agora, “falam mais alto”.

São muitas as possibilidades, como madeira (03), mármore e granito (04) ou porcelanato como mostram as imagens 06 e 08 que são exemplos de rodapé da Portobello, que comercializa diferentes tipos, com várias cores e texturas.

Além dessas opções podem ser em MDF feitos em marcenaria de acordo com o projeto e são fixados na parede e podem apresentar acabamento em pintura ou em laca branca (07). A grande desvantagem do material está na durabilidade.

Ainda existem também a possibilidade de rodapés cerâmicos (01) ou pode-se optar pela utilização em poliestireno extrusado (02) que são muito resistentes, fáceis de colocar e com acabamento para pintura.

Eu, particularmente gosto muito de utilizar em pisos de cerâmicas e porcelanatos os rodapés de MDF com acabamento branco, mas é claro que existem restrições em ambiente que possam sofrer contato com água, nesse caso, é prudente preferir os rodapés de porcelanato, ou pedra.

A ESCOLHA DO MODELO

A função do rodapé deixou de ser apenas de proteção do acabamento das paredes e passou a apresentar um papel fundamental como artifício decorativo. A intenção é usar o elemento destacando as diferenças de materiais, de cores e marcar o perímetro do ambiente.

A forma do rodapé depende exclusivamente do que se pretende na composição do espaço e existem muitos modelos que podem ser utilizados pelo cliente. Os em MDF proporcionam uma aplicação barata e com uma maior facilidade no caso da utilização dos negativos.

São várias as opções de acabamento que devem ser escolhidas de acordo com o tipo de decoração do ambiente. Podem ser lisos, apresentar frisos negativos, ou podem ser sobrepostos, retos ou abaulados, por fim os rodapés permitem uma grande opção de detalhes particulares.

Dicas gerais:

Geralmente quando compramos ou recebemos um apê ele vem com aquele modelo básico de rodapé com altura de 7cm e em madeira. Pode optar por apenas pintá-los na de branco para combinar com as paredes ou pode-se trocar por um outra opção dentre as relatadas.

As alturas dos rodapés podem ser diversas, mas como a maior parte dos apês vem com um pé-direito reduzido não podemos abusar muito das alturas, nesses casos recomendo uma altura de no máximo 12cm.

Uma boa opção é utilizar o exemplo dado da figura anterior, que apresenta um friso que dá uma sensação de parede inteira e com rebaixamento inferior que proporciona uma sensação da parede não tocar o chão.

Independente do piso utilizado, mesmo que ele não seja um excelente material é claro que é possível criar um toque especial a composição utilizando um rodapé com um modelo branco com altura de 10cm que combina com todos os piso e se quiser inovar, procure um profissional pra não cometer erros.

Lembre que rodapés altos podem ser utilizados em ambientes como por exemplo um lavabo, pra dar um toque especial, mas para não abusar procure seguir a regra: Rodapés altos para pé-direito alto.

 

Pra quem está reformando e precisa de uma ajudinha é só mandar as perguntas que respondemos lá no IG, ok? Vc poderá colocar a foto do que deseja e nos identificar com sua pergunta. Espero que gostem das novidade! Esperamos vcs lá! @amo_arquitetura

Aproveitem e boa escolha!

Fonte das imagens: http://www.madeiramadeira.com.br, http://www.taqi.com.br, http://www.colorine.pt/, http://manuelanygaard.blogspot.com/, http://todaoferta.uol.com.br, http://blogportobello.com.br/, http://falandodicasa.blogspot.com/, http://silvasilvaarqdesign.wordpress.com/, http://www.quebarato.com.br/  

83 respostas a O PAPEL DOS RODAPÉS

  • Fernanda - formiga disse:

    Nanda,

    Na revista minha casa desse mês tb saiu matérias sobre rodapés ….. vc sempre antenadíssima ….

    bjsss

  • silvia disse:

    Olá. Gostaria de uma opinião sua. Vamos reformar nossa casa e pretendemos utilizar o mesmo porcelanato na lavanderia, cozinha, sala e lavabo. Quero colocar na sala os rodapés da Santa Luzia 10cm de altura, devo colocar o mesmo rodapé na cozinha e lavanderia ou nestes ambientes posso usar o proprio porcelanato para os rodapés??? Obrigada

    • Fernanda Messias disse:

      Nas áreas em que vc ia utilizar eles em 10 cm pode ousar mais colocando 15 cm, pois eles estão cada vez maiores na decoração. Nas áreas molhadas como cozinha, área de serviço e sanitário o papel do ropapé é apenas decorativo, visto que a sua função é a proteção da parede. Como ela nesses ambientes é revestida com o porcelanato ou com a cerâmica vc vai usar apenas para dar um toque diferente. Nesses casos, opte por utilizar um material resitente a água, isso é fundamental! Granitos, mármores, pastilhas ou até mesmo do próprio material. Espero que tenha ajudado! Bjinho nanda!

  • Lorena disse:

    Vou reformar minha cozinha trocando o piso de ceramica pelo granito, devo colocar o rodapé tambem em granito ou não?

    • Fernanda Messias disse:

      Essa é uma questão de gosto mesmo. O rodapé na verdade tem a função de proteção da parede no caso quando elas não apresentam revestimentos. No caso de colocar nas áreas molhadas ele vem apenas como função estética, uma vez que a parede já vem revestida com a cerâmica. Fica bem bonito usar o rodapé de granito pois o material é nobre e o resultado diferencia a decoração, mas realmente dependerá da sua decoração e do que está pretendendo, além do gosto, é claro!

  • Tati disse:

    Ola!

    Parabéns pelo blog! Tenho uma duvida, o rodapé é imprescindível em escadas? Farei uma escada com degraus e espelho em marmoglass e estou na dúvida se usarei ou não rodapés já que o lado esquerdo da escada é apoiado em uma parede. O pedreiro aconselhou a utilização do rodapé como medida de proteção da parede. Caso opte pela instalação de rodapés, acha que deveriam ser também em marmoglass ou ficaria interessante o MDF branco?

    • Fernanda Messias disse:

      Use o rodapé sim! Em marmoglass ficará lindo e chamará mais atenção ainda a sua escada! Vai ficar linda, com certeza! Fiz uma em uma cobertura que ficou maravilhosa e acima do rodapé coloquei uma iluminação, vale a dica!

  • Hernania disse:

    Boa Noite, estou preocurando um rodapé ideal para colocar nos quartos e nas salas, o piso será de porcelanato branco. A altura do rodapé defini como 15 cm, só não sei com qual material fazer e a cor.

    • Fernanda Messias disse:

      Hernania que tal um rodapé de poliestireno Branco? O rodapé deve ser branco nesse caso, pois ele acompanha a cor da parede ou do piso. Bjocas!

  • Eduardo de Cassia Rosa disse:

    Tem alguma relação entre o tamanho do rodapé e do sóculo?

  • kelli disse:

    minha casa e toda no porcelanato,crema marfil e gostaria de colocar o rodape santa luzia porem a duvida é os portais faço branco ou deixo na cor da madeira?

    • Fernanda Messias disse:

      Fica melhor branco pois os rodapés serão brancos, apesar de também já ter usado de madeira também. Depende muito do conjunto da decor, mas pra não errar coloque branco.

  • ana claudia disse:

    ola, estou reformando minha cozinha , o piso e o onix portinari (preto), a parede e de formica branca e nao sei qual rodape colocar , me ajuda nessa por favor .
    bj bj. desde ja obrigada.

  • Daniela disse:

    Olá Fernanda, obrigada pelas ótimas informações. Uma questão:
    Meu banheiro terá piso de mármore Silvec com um rodapé do mesmo material de 30cm. Dentro do box (o único local com revestimento na parede) a arquiteta manteve o rodapé de 30 cm para depois começar com o porcelanato branco da Portobello de 90×30. Minha grande dúvida: não ficará estranho rodapé dentro do box? Se eu embutí-lo na parede do box no mesmo nível do porcelanato ficaria melhor? Se sim, o rodapé fora do box tb terá que ser embutido na parede? Ou é melhor tirar o rodapé do box e começar direto o revestimento da parede no porcelanato ?
    Agradeço a atenção

    • Fernanda Messias disse:

      Não fica estranho não. Pode usar sim, mas recomendo que coloque no mesmo nível no Box pois sacando ele acaba acumulando água. A diferença não dá pra notar pois o box vai disfarçar.Bjinho! Nanda!

  • Noelle disse:

    Olá Fernanda!
    Minha sala é toda de porcelanato crema marfil alto brilho e pensei em colocar o rodapé de porcelanato branco sem brilho, fica feio?

  • Manuella Silva disse:

    Os rodapés da Santa Luzia são maravilhosos! Comprei para minha casa e adorei! Adquiri pela internet, no site http://www.cmarceneiro.com.br e recomendo! A entrega é rápida, parcelam em 10x sem juros e o produto chega bem embalado e em perfeito estado! Fica a dica para quem está procurando! Abçs.

  • andrea disse:

    Olá estou querendo colocar rodapes na minha cozinha que tem a perede revestida com o porcelanato rustico na cor bege e mede 1,50×1,50 e no piso tem o porcelanato que imita a madeira escura e mede 1,65×1,65 uma visita notou o detalhe da diferença do tamanho dos pisos e queria uma sugestão se ficaria legal. Se possível me indica o tipo e qual cor devo usar.
    Obrigado pela a dica.

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Andrea,

      O rodapé ele acompanha a cor da parede ( bege) ou a do piso ( madeira). Por se tratar de cozinha uma pedra como granito ou mármore seria mais indicado. Veja o bege Bahia, o travertino romano ou outro com a mesma tonalidade de bege que ficará legal.

  • CARMEM LUCIA disse:

    vou colocar porcelanato na minha casa e gostaria de colocar rodapé de sisal posso? e se puder onde posso comprar? obrigado.

    • Fernanda Messias disse:

      Carmem,

      Eu realmente te peço desculpas, mas não sei referência sobre o rodapé desse material. Na verdade nunca usei! O ideal seria vc pesquisar antes, mas lembre-se que o rodapé acompanha a cor da parede ou do piso então depende muito do porcelanato que estará usando. Bjinho! Nanda.

  • CRISTIANE OLIVEIRA disse:

    BOM DIA, GOSTARIA DE SUA AJUDA, NA MINHA CASA AS SALAS E QUARTOS SÃO COM PORCELANATO, COMPRAMOS COMO SENDO BRANCO, PORÉM ELE PARECE COM UM TOM MAIS ACINZENTADO E TEM UM DETALHES BEM FININHO EM CINZA MAIS ESCURO, NOSSAS PAREDES SÃO NO TOM AREIA, GOSTARIAMOS DE USAR O RODAPÉ DE POLIESTIRENO BRANCO COM FRISO, SERÁ QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO PARA FAZER UM BOM ACABAMENTO, TAMBÉM TENHO A OPÇÃO DE FAZER COM O PRÓPRIO PORCELANATO OS RODAPÉS , PODERIA ME ORIENTAR O QUE FICARIA MELHOR.

    GRATA PELA ATENÇÃO. CRIS

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Cris,
      Não sou fã de rodapé cer6amico não. Gosto mais do de poliestireno mesmo. Como costumo dizer pra não errar no rodapé é só seguir uma diga básica: Ele segue a cor da parede ou do piso. No escritório escolhi um piso cinza e como teria as paredes revestidas com vários tipos de revestimentos e acabamentos preferi colocar na cor do piso. O problema é que cinza é uma cor complicada de achar material aí arisquei em um madeirado (MDF) na cor dele e ficou legal mesmo! Bjinhos!

  • Lidiane disse:

    Queria muito uma juda!
    O pedreiro lá em casa começou a colocar os rodapés no quarto de 7 cm com o mesmo porcelanado que coloquei na casa inteiro, só que achei pequeno. Fica feio se eu colocar nos quartos de 7cm e no corredor e sala de 10 cm? Me ajudemmmm!!! Obrigada

    • Fernanda Messias disse:

      Melhor vc mudar sim! Não gosto de rodapé de cerâmica não e tão baixo assim não vale a pena colocar na sala e corredor. Sugiro outro material e acima de 10cm

  • André disse:

    Olá, Parabéns pelo Blog, tenho uma dúvida

    Em casa é cozinha americana estou fazendo armário planejado, o marceneiro pediu para fazer o rodaé da pia de 10cm em marmore e na bancada que tambem colocarei armários em baixo (que é mais alto que a pia) fazer um rodapé de 12cm.
    Esta certo isso, na realidade não teria que acompanhar as medidas do 2 rodapés? e se fazer assim como ele pediu tem algum problema?

  • Silvana disse:

    Quero saber se fica legal colocar soleira e rodapé de madeira aroeira ( madeira reaproveitáel pois o raio caio na arvore e a secou) no piso porcelanato Bianco Peghes lap reta?

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Silvana,
      Nunca usei soleira de madeira maciça como soleira por isso não sei a durabilidade disso por exemplo pra um banheiro ou área de serviço. Como rodapé adoro a ideia. Bjinho

  • Henrique Matielo disse:

    Bom dia , gostaria de saber qual tipo de rodapé poderei usar na sala de estar e jantar , onde irei colocar Limestone Moca Creme.
    Obrigado!

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Henrique,

      Vc pode usar o próprio limestone como rodapé, se suas paredes forem brancas pode ser um rodapé pronto de poliestireno. Depende de quanto vc quer gastar.

  • carlos augusto pinheiro diniz disse:

    EU POSSO COLOCAR RODAPÉ DE GRANITO PRETO NA COZINHA? O PISO É VERDE CLARINHO MESCLADO COM BRANCO. SERÁ QUE FICA LEGAL
    A PAREDE É REVESTIDA DE LAJOTA BRANCA.

  • ana claudia borges disse:

    olá ! minha casa é um “L” sala vao livre 73m² passando para os quartosna curva do ‘L’ por 2 degraus de escada sem portas. minha duvida é o rodape, uma vez que a sala e corredor de acesso aos quartos sao concretissimo 60 x 90 porto belo e a escada granito( a definir a cor).grande abraço. obrigada.

    • Fernanda Messias disse:

      Ana Claudia,

      Como já disse em varias respostas o rodapé geralmente segue a cor do piso ou parede. O piso que vc escolheu é meio cinza o que é bem dificil de combinar. Uma boa opção no seu caso seria a escada em arabescato e o rodapé cinza de poliestireno ou até mesmo o próprio arabescato tb. Bjinho!

  • Valéria Batista disse:

    Oi, bom dia!
    Estou com uma dúvida para reforma da minha sala, comprei pedra lajinha branca com amarelo, para colocar em uma padere de 80 cm de 2,80 de altura, não sei como fazer o acabamento da parte do chão ( coloco rodapé ou não? ) e a quina da padere que é em ( L ) como e com que material, devo fazer este acabamento?

  • Patricia de Oliveira Gonçalez disse:

    Boa noite,
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pelo blog, muito interessante e cheio de dicas importantes que já me ajudaram muito.
    Tenho uma dúvida, em toda casa gostaria de usar um rodapé de madeira pintado em laka branca de 15 cm, porém, tenho uma escada em mármore crema marfil. Não sei se posso usar o mesmo rodapé na escada. Gostaria da sua opinião.

    Abs e obrigada!

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Patrícia,

      Obrigada mesmo! Vc tanto pode usar o rodapé da escada diferente do restante quanto pode usar ele branco sem problemas. Bjinhos!

  • Andressa disse:

    Gostaria de saber se alguém pode me indicar uma empresa que coloca o rodapé na cidade de São Paulo??
    Tenho medo de tentar colocar e estragar minha parede…rs

    obrigada.

  • Silvinha disse:

    Olá, boa tarde! Tenho uma dúvida: minha casa é um sobrado. Ficaria muito estranho usar um rodapé de 10cm nos quartos e de 15 cm na escada e sala?
    E qual sua opinião sobre os rodapés da Santa Luzia? Caso a parece tenha imperfeições o acabamento deixa a desejar como disse a decoradora? Estou na dúvida entre este e o de MDF. Obrigada e parabéns pelo blog!!

    • Fernanda Messias disse:

      Silvinha,

      Não acho que o Santta Luzia tenha imperfeições de acabamento não… O MDF tem mais e é menos resistente… Se molhar já era! Pode usar diferentes tamanhos sim, sem problemas!

  • Claudia Martins disse:

    Olá Fernanda…

    A área social do meu apto é pequena, tem pé direito de 2,78. Coloquei sanca fechada com moldura retas. gostaria de colocar rodapé em MDF de 15 cm. mas estou em dúvida se não dará sensação de achatamento. o quarto tem o mesmo pé direito e somente moldura. coloco o mesmo rodapé? Nos banheiros, o teto foi rebaixado e tem 2,5 cm de altura. um deles é todo revestido de porcelanato e o outro somente as paredes do box. devo colocar rodapé? qual a altura ideal? já a cozinha possui porcelanato preto. qual o melhor material e altura para o rodapé?

    Desde já agradeço,

    • Fernanda Messias disse:

      Claudia,

      Pode usar o rodapé em 15cm. Não existe tamanho ideal pra rodapé! Adoro os bem altos principalmente pra áreas molhadas. Não se preocupe com a sensação de achatamento que eles vão ficar lindos com 15cm.

  • gabriela disse:

    preciso saber se o rodapé da escada tem que combinar com toda a casa,pois minha casa é poliestireno e a escada de granito e não sei qual rodapé fica melhor.Obrigada

  • Os rodapés de mdf são muito bons e tem um ótimo custo benefício.

  • Pedro disse:

    Prezada Fernanda, meu piso é um Porcelanato Portinari Living WH 60×60 Bold que já veio colocado pela construtora. Estou pensando em mudar só o rodapé e colocar mármore bege bahia. O que acha?

  • Julia disse:

    Estou montando meu apto, porém estou com dúvida quanto ao rodapé dos quartos. Na salas, home, varanda gourmet e área de circulação irei utilizar o mormaoglass 20cm. Devo usar o marmoglaas também nos quartos ou usar o material dos pisos?

    Obrigada!!

    • Fernanda Messias disse:

      Julia,

      Excelente escolha do material e da altura, vai ficar escândalo! Parabéns! Nos quartos depende do que vc tem lá… Se for branco pode ser Nanoglass sim e pode colocar mais baixo (12cm) para economizar ou usar outro material tb. O que determina na verdade é quanto se pretende gastar e a cor do piso. Bjinhos!

  • Julia disse:

    Desculpem!! E nos banheiros devo utilizar rodapés com o mesmo padrão das bancadas ou o marmoglass?

    Obrigada!!

  • Adriana disse:

    Parabéns pelas dicas e pelo blog!
    Estou decorando minha casa mas estou com dúvidas quanto ao rodapé. O mesmo será branco para acompanhar a cor das paredes, em madeira maciça
    com 12 cms. de altura. Porém, tenho uma escada em madeira escura e quero colocar papel de parede neste trecho onde há a escada. Devo colocar o mesmo rodapé branco igual ao restante da casa? Mesmo que a escada seja escura e logo acima venha um papel de parede?

    Obrigada!

  • Revestesul disse:

    Ótima matéria, explica tudo detalhadamente, todos os tipos de rodapés.

  • Malwe disse:

    Estamos reformando corredores e escada de um prédio com piso tipo granito bege(Eco sabiá da Biancogress) e gostaria de uma sugestão para o rodapé.Estamos em dúvida se colocamos o rodapé do próprio piso ou colocamos de granito. Gostaria de receber uma sugestão.as escadas estão com filetes de granito.

  • Rafael de Castro Fassine disse:

    Boa Noite Fernanda!
    Estou decorando meu apartamento e surgiu uma dúvida, a qual estou muito preocupado.
    Colocarei porcelanato na sala e sanca. Estou pensando em colocar um rodapé santa luzia de 15 cm. A sanca terá 12 cm. Estou muito preocupado se o apartamento não ficará com impressão de achatamento. O pé direito é de 2, 60 m. O que você acha?
    Desde já muito obrigado.

  • Priscila disse:

    olá! Vou revestir o pisante da escada do meu sobrado com madeira e estava pensando em colocar rodapes branco na lateral, mas não tenho certeza se irá ficar bom. Será que fica melhor rodapé de madeira acompanhando o material da escada?

  • Elza lelis disse:

    Fernanda, tenho dúvidas, vou colocar porcelanato bege na sala, copa, cozinha, lavabo, banheiro, e penso em colocar em toda parte de baixo rodapé santa luzia de 15 cm e minha dúvida é de a escada de granito ouro brasil, que rodapé colocar? ou posso o mesmo da sala, no banheiro e cozinha?, posso colocar o mesmo rodapé branco? até no box? Pensei em colocar o mesmo rodapé em toda parte de baixo inclusive escada fica ruim? Obrigada

    • Fernanda Messias disse:

      Elza,

      Na escada use o rodapé do mesmo material dela que fica mais bonito.
      O santa Luzia vc pode usar na casa toda, mas em áreas molhadas use mármore ou granito. Coloque o mesmo de suas soleiras, ou branco ou bege ficam bons nesse caso.
      Pode usar rodapé embaixo da escada sim

  • Deise disse:

    Adorei o Bolg!
    Estou na dúvida do seguinte, na minha casa o alisar é de madeira de 7 cm e as portas brancas, o piso é porcelanato branco.
    Minha questão é como fazer o rodapé e a escada.
    _ uso o mesmo rodapé nos quartos de madeira e faço também a escada de madeira e acompanho o rodapé na escada? para combinar com as portas.
    - ou faço a escada de granito e nos quartos uso o mesmo rodapé? ao vai ficar estranho por conta das portas.

    • Fernanda Messias disse:

      Deise,

      A escada é um elemento único! Use o rodapé do mesmo material que escolher pra ela.
      Se puder não utilize rodapé tão baixo. Prefira no mínimo 10cm
      Bjinhos! Nanda

  • Revestesul disse:

    Sem dúvida existem muitas ótimas opções que é difícil escolher um só, mas vai de escolher o mais adequado para o seu ambiente e o que mais lhe agrada.

  • dirce disse:

    ola boa noite

    estou reformando as calçadas exterior , posso colocar rodapes do mesmo material , qual e o tamanho

    abraço Dirce

  • Marco disse:

    Olá bom dia. Primeiramente parabéns pelo blog e principalmente pela disposição em ajudar as pessoas.
    Vou fazer uma reforma na cozinha do meu apartamento e estou com uma dúvida em em relação ao rodapé. A cozinha é estilo americana e não existe porta, ou seja, é interligada a sala. Na sala existe Porcelanato na cor bege claro e rodapé de madeira. Na cozinha será utilizado o mesmo piso. Estou com a idéia de utilizar o mesmo rodapé também, até mesmo porque será uma continuação da sala. Na sua opnião fica legal dessa forma? Obs. A cozinha não terá revestimento. Será utilizada tinta epoxi na cor branca. Grato desde já..-Marco

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Marco, obrigada!
      Se o piso é bege melhor usar um granito ou marmore do mesmo tom pois não recomendo madeira para áreas molhadas. Itaúnas, bege Bahia, marmore branco, silestone, limestone, travertino, depende muito do quanto está disposto a pagar, ok? Uma dica no caso de não existir revestimento é vc usar um rodapé alto, 30cm por exemplo!

  • Malvina disse:

    Nanda, vc não tem ideia de como esta matéria me ajudou. 1º: Desisti do Santa Luzia de 7cm..vou usar de 10cm. 2º: Rodapé de 15cm não vai dar a sensação de achatamento. Então posso considerá-lo no orçamento. 3º Posso usar 15 na sala e 10 nos quartos para economizar? SIM!!. Meu único problema agora é que vc não recomenda colocar um rodapé com cor diferente da parede ou do piso. O porcelanato é um bege acinzentado 60X60 da Eliane. As paredes da sala e suíte terá tom claro como areia ou algodão egípcio, um dos quartos terá uma parede cinza e as outras brancas …posso continuar com o Santa Luzia branco?? Posso pintá-lo?? O que vc sugere? Obrigada.

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Malvina que legal que ajudei! Hehehe não tem problema no caso de uma parede diferente e se o outro quarto as portas forem brancas n tem problema pq seguirá a cor dos alisares… Pode manter o branco ok? bjos

  • Jane Reis disse:

    Nanda estou trocando o piso do apt por porcelanato bege claro 80×80, mas quero usar portas de madeira. Estou na dúvida pois todos falam que devo usar branco. Caso use madeira qual rodapé utilizar? que altura? Ainda esta usando porta de madeira frisada pra interior? O vc sugere? Grata.

    • Fernanda Messias disse:

      OI Jane,
      Vc pode usar sim a madeira! Fica muito bonito! A coisa do branco é só uma questão de gosto… Depende muito! Os dois ficam bons! As portas frisadas que vc fala é o que chamamos de almofadas ( recortes salientes na madeira)? OU frisos finos? Se for frisos que fazemos em marcenaria usamos sim! Almofadas nas portas estão em desuso. Bjinhos!

  • Jane Reis disse:

    Perfeito Fernanda, as portas seriam sim de frisos finos que adquirimos prontas.

    Muito obrigada pela sugestão. Parabéns pelo Blog e muito sucesso!!!

  • Ricardo disse:

    O piso do meu quarto é porcelanato imitando marmore crema marfil. Tenho uma dúvida. Coloco rodape de marmore crema marfil de 15 cm ou coloco rodape de madeira e laqueio de branco???

  • Flávia Maria Leal disse:

    Boa noite Fernanda! Minha casa é sobrado e a escada será de madeira, o piso da sala será porcelanato, qual rodapé devo usar? A mesma madeira da escada ou posso usar a escada de madeira com rodapé de granito? Se for madeira, posso colocar somente na sala e nos outros ambientes o rodapé do próprio piso?
    Desde já agradeço a sugestão!

    Flávia Leal

  • valdir franco disse:

    É comum utilizar rodapés na face externa do muro? Se sim, qual material indicado para um muro que foi pintado em terracota, voce pode dar alguma sugestão?

    • Fernanda Messias disse:

      Valdir,

      Eu não vejo muito… Geralmente fazemos canteiros baixos nos muros que já protegem e dão um toque mais especial ao muro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>