Arquivos

janeiro 2011
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Se tratando da escolha do piso e dos revestimentos que serão utilizados na nossa obra, devemos conhecer, mesmo que superficialmente todas as opções, pra então junto com o profissional tomarmos a decisão correta.

Pensando nisso, fiz uma seleção de alguns materiais pra vcs entenderem basicamente o que seria cada um e as suas vantagens e desvantagens. Boa escolha!

1. PISOS DE MADEIRA


O piso de madeira é uma escolha excelente escolha estética e ainda são considerados nobres. Além de bonitos os pisos de madeira tem uma excelente durabilidade e um excelente isolamento acústico e térmico.

No caso dos pisos de madeira maciça existem o assoalho, taco e os parquetes que podem ser provenientes das madeiras ipê, jatobá, cumaru e perobinha, na maioria das vezes.

A desvantagem da madeira maciça são as diferenças de coloração, a necessidade de acabamento, a aplicação e alto custo.

Já os laminados de madeira é um produto industrializado, largamente utilizado pelo fato da madeira se tornar cada vez mais rara e pelo seu alto custo.

O piso laminado é muito similar a diferença é que no carpete de madeira o acabamento é em folha de madeira, e no laminado o piso é revestido pelo laminado melamínico com aparência de real da madeira. A aparência final é incrivelmente parecida com a madeira, não necessitando de acabamento.

A desvantagem desse piso, sem dúvida está no fato de absorver ruidos, os fabricantes tem melhorado a qualidade nesse sentido, porém ainda não foi possivel sanar o problema.

Independentemente de qual seja a sua escolha ao optar por um piso de madeira ou laminado estará utilizando um produto clássico que não sai da “moda” na arquitetura de interiores.

Nesse caso, pra vcs que acabaram de adquirir aquele apt antigo e deseja trocar o piso de madeira, pense duas, três… vezes antes de optar pela troca, as vezes basta uma recuperação pra tirar aquele aspecto de velho. Além disso, vale lembrar que sua durabilidade pode ser eterna se bem cuidado.

ACERTE NA CERÂMICA


Para não ter erro na escola da cerâmica deve-se pensar inicialmente em qual o ambiente será aplicado. Isso será condicionante na escolha do produto por causa da sua resistência. Vcs já devem ter ouvido falar em PEI e se perguntaram o que seria, não é? Pois é, o PEI é justamente esse coeficiente de atrito e porosidade da cerâmica.

Existem PEI de 0 à 5 e quanto maior o tráfego naquele ambiente, maior terá que ser o PEI da sua cerâmica.

Os cuidados principais devem ser nas cozinha e banheiros, áreas consideradas molhadas, nesse caso prefira comprar uma cerâmica de maior qualidade, com PEI igual ou superior a 3, para não ter erro. Com certeza seu pedreiro vai pedir que compre uma argamassa , utilizada para colocar a cerâmica, se possível utilize rejunte epóxi, que apesar de mais caro, são vantajosos nessas áreas molhadas  pelo fato de serem impermeáveis e dificultarem a proliferação de fungos.

Nos demais ambientes não existe uma restrição maior, principalmente nos quartos, por apresentarem pouco fluxo, então pode-se utilizar muitas cerâmicas boas e baratas disponíveis por muitos fabricantes.

Outra dúvida frequente que vcs podem se deparar é saber o significado de um piso retificado. No caso, é um tipo de revestimento cerâmico fabricado com base porcelânica e decorado com esmaltes especiais de alta camada, que proporciona um brilho muito maior que as demais cerâmicas e dando uma sensação de piso único depois de assentado.

Uma dica legal que achei bem interessante para utilizar em paredes de áreas externas é essa cerâmica gres esmaltado, pedras em relevo Canjiquinha que vem com caixa com 7 peças contendo 1 m2 com dimensões de 30X43 R$ 46,90 m2 da Linha Kerajet Wall Spirit

Outra para áreas externas, no caso piso de alguma área como varanda, espaço gourmet, pode ser a cerâmica grés em pedras de alto relevo, tipo seixo rolado com dimensões de 33X33   R$ 46,90 m2

Agora sim, com essas informações, não tenha medo de errar e boas compras!

PORCELANATO

É um revestimento de alta tecnologia que apresenta um índice de absorção inferiores e  resistência superiores aos demais revestimentos cerâmicos.

Podemos encontrar porcelanato de alto brilho ou polidos. A grande característica visual que diferencia das cerâmicas é o espaço entre as placas que são bem menores, dando uma aparência de um piso contínuo.

Existem muitos tipos de porcelanato entre os fornecedores inclusive aqueles que se assemelham as pedras nobres, couro, metal, dentre outros. Cabe a vc junto com seu arquiteto escolher o que mais combina com seu estilo e o da sua casa. Boa escolha!

Uma dica está esse porcelanato da linha Toledo, da Cia do porcelanato que imita muito bem a madeira e vc pode usar inclusive em paredes externas para simbolizar um detalhe de madeira em alguma fachada.

Ladrilho hidráulico

Os ladrilhos são fabricados artesanalmente, por isso podem ganhar a cor, formato e tamanho que o cliente desejar. A mão-de-obra de colocação precisa ser especializada porque os ladrilhos podem apresentar imperfeições nas arestas, dificultando o assentamento.

Eu, particularmente adoro o ladrilho, acho um charme e já utilizei em muitos projetos, dando uma alegria a ambientes como lavabos, cozinha, espaços gourmet, etc. Aproveitem a dica e boas compras!

PASTILHAS

As pastilhas (1) foram sucesso na década de 50 e retomadas para dar um toque especial a decoração de diversos ambientes.

As pastilhas são materiais resistentes e impermeáveis, além de ter a vantagem de revestir diversas formas. A variedade de cores, tamanhos e tipos também ajudam a criar ambientes que combinam estilos variados.

Mini pastilha (2), pastilha ecológica (3) e as pastilhas de vidro coloridas (4) são apenas alguns dos exemplos de tipos de pastilhas.

Olhando assim a foto do catálogo das pastilhas não dá pra ter ideia da quantidade de opções de decoração que podemos criar com essas belezinhas!

Podem apostar, as pastilhas são uma excelente opção pra quem deseja dar um toque especial a um lavabo, banheiro, fachadas ou quem deseja mudar o revestimento de uma piscina.

Podemos usá-las em muitos espaços, além de existir uma variedade incrível de produtos. Confiram algumas novidades na matéria sobre novidades em revestimentos e na abuse das pastilhas e das pedras e boas compras!

PEDRAS

A nobreza que as pedras trazem ao ambiente acaba tornando-as imortais nos projetos ao longo dos anos. Elas podem ser os mármores, calcários ou granitos e não importa o acabamento usado e onde será colocado, no piso, nas paredes, nas bancadas, enfim, em toda sua utilização é sucesso garantido.

Coloquei algumas das mais solicitadas, procurem escolher a que mais se encaixa no seu gosto e na sua decoração, mas fiquem atentos a suas restrições de uso.

1.       Mármore Nacional Branco Comum

2.       Mármore Nacional chocolate

3.       Mármore Nacional Branco Pinta Verde

4.       Mármore Nacional Travertino Polido

5.       Mármore Importado Breccia

6.       Travertino Romano Bruto

7.       Mármore Importado Crema Marfil

8.       Travertino Romano Polido

9.       Mármore Importado Carara

10.   Mármore Importado Marrom imperial

11.   Mármore Importado Verde alpí

12.   Mármore Importado Crema Valencia

13.   Mármore Importado Nero Marquinha

14.   Mármore Importado Rosso Verona

15.   Mármore Importado Spring Rose

16.   Mármore Importado Botticino

Os mármores e granitos polidos são até hoje bastante usados para pisos, tanto em áreas internas com acabamento liso (polido), como em áreas externas com acabamento rústico.  Ambos têm em comum a resistência, a durabilidade e a fácil manutenção.

Os mármores são mais bonitos, porém apresentam a desvantagem de ser menos resistentes que os granitos, por isso existem algumas restrições de uso por estarem suscetíveis a manchas e ao desgaste.

GRANITOS


1.       Café imperial

2.       Amêndoa

3.       Aqualux

4.       Verde Ubatuda

5.       Branco Polar

6.       Cinza Corumbá

7.       Amarelo Icaraí

8.       Preto Indiano

9.       Ocre Itabira

10.   Amarelo Maracujá

11.   Branco Dallas

12.   Azul Bahia

13.   Preto Absoluto

Em cozinhas, que possuem a manipulação de produtos químicos e em áreas externas prefira os granitos por serem mais duros e resistentes.

Devido a grande variedade de porcelanatos que se assemelham bastante com os granitos e mármores com preços mais acessíveis, atualmente utilizamos os mármores e granitos principalmente em bancadas de cozinhas e sanitários.

MARMOGLASS

É um material industrializado produzido com pó de mármores e vidro com uma grande vantagem com relação ao mármore por ter absorção quase nula, além se ser duro e resistente, ou seja, não propicia a existência de riscos. A aparência é de um brilho intenso que dá um toque especial a decoração.

Por ser uma pedra resistente a corrosivos, alcalinos, ao calor, por não manchar além de ser fácil limpeza, permite uma utilização sem restrições. Pode-se inclusive ser utilizada como piso em locais de alto tráfego. Eu particularmente amo o marmoglass e já utilizei em diversos ambientes, principalmente em escadas, bancadas de cozinhas americanas, bancadas de sanitários, etc.

LIMESTONES

O Limestone é largamente utilizado na arquitetura mundial, principalmente na Europa e América do Norte, e mais recentemente aqui no Brasil muito requisitado entre os arquitetos.

Pode ser utilizado em obras de arte, monumentos, fachadas, paredes, pisos, áreas externas e piscinas.
Para assentar o Limestone, utilize-se argamassa cola branca, mas o material não é resistente a produtos químicos, de limpeza e outros que possam causar manchas, por isso,  deve-se aplicar selador e impermeabilizar para evitar danos no material.

TRAVERTINO ROMANO


O travertino romano é uma pedra da família dos calcários, muitas vezes confundida com mármore e com certeza é um dos mais requisitados entre os arquitetos.

A sua superfície possuem irregularidades que tornam o material rústico, mas no caso de optar por uma decoração mais diferenciada pode-se optar por preencher os espaços com resina, dando um acabamento liso a peça.

Seja qual for o tipo de acabamento escolhido sem dúvida a opção do uso do travertino romano garante à beleza do espaço, trazendo um aspecto nobre e imponente a decoração.

Agora sim, vcs estão prontas pra conversar com seu arquiteto, dar sugestão do que mais se identifica com seu gosto, sua personalidade, que será muito útil, afinal de contas o produto final tem o toque do arquiteto, sem dúvida, mas tem que ter a cara do cliente.

Boa Obra!

Pra quem está reformando e precisa de uma ajudinha é só mandar as perguntas que respondemos lá no IG, ok? Vc poderá colocar a foto do que deseja e nos identificar com sua pergunta. Espero que gostem das novidade! Esperamos vcs lá! @amo_arquitetura

Fonte das Imagens: www.kitchensfitted.co.uk, www.marmorariaazel.wordpress.com, www.queroenfeitarvoce.com.br, www.luminodesigner.com, www.lorenaarquiteta.blogspot.com, www.galeriadomarmore.blogspot.com, www.uba.olx.com.br, www.cidadedoriodejaneiro.com.br, www.cidadedesaopaulo.com.br, www.durafloor.com.br, www.ciadoporcelanato.com.br, www.eucatex.com.br, www.lajotart.com.br, www.marmoglass.com, www.pietrecolorate.com.br, www.casaabril.com.br, www.casarosaarquitetura.blogspot.com, www.revistacasaejardim.com, www.casaabril.com.br, www.casarosaarquitetura.blogspot.com, www.revistacasaejardim.com.

191 respostas a A escolha do piso e dos revestimentos

  • Maria Aparecida disse:

    Gostaria de saber que cor de granito posso colocr no holl social se eu colocar marmore Importado Botticino na sala…

    • fernanda disse:

      O ideal mesmo é vc usar o mesmo utilizado na sala no corredores, aí vc pode ter uma soleira dividindo os quartos e então utilizar outro material nos quartos. Prefira manter a mesma cor mesmo ou um tom parecedido pra ficar mais harmônico.

  • Amáli disse:

    Boa tarde.
    Qual piso vc acharia interessante colocar em um estúdio de maquiagem? e clínica de estética?

    Grata
    Amáli

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Amáli;

      Piso vinílico é bem legal e tem vários tipos de acabamento, inclusive imitando madeira. Para áreas comerciais é muito legal pois é muito resistente e pra áreas de saúde é muito bom por ser de fácil limpeza e por não existir rejunte. Ultimamente tenho indicado muito para áreas comerciais. Realmente a escolha do piso depende de muitos fatores! Casa caso é um caso!

  • viviane disse:

    Oi Fernanda

    Amei seu blog. Muito completo, detalhado e de grande utilidade. Gostaria de saber que revestimento poderia colocar na parede atrás da churrasqueira e que pudesse ser repetido na parede de uma varandinha.
    Muito obrigada e parabéns! Viviane

  • Antonio Carlos disse:

    gostaria de saber se na colocação de uma escada de marmore marron
    imperial,é comun trincar as pedras e consertar com uma massa , se o,seria
    trocar a peça

  • Jane disse:

    Oi, tenho uma grande dúvida: vou trocar meu piso da sala por porcelanato bege e o da cozinha vou colocar branco mesclado de tons claros cinza e verde, vou ter que colocar soleiras nas entradas das portas e uma soleira entre a sala e cozinha pois não tenho portas entre elas. Que cor de soleiras devo usar.Queria colocar soleiras pretas, posso utilizar soleiras de tons diferentes nas entradas?

  • Aline disse:

    Olá, gostaria de saber que tipo de soleira devo colocar na portas dos quartos já que no corredor eu pus porcelanato bege gloss e dentro dos quartos vou colocar vinílico (Piso Vinílico em manta Imagine Wood French Oak-Referência: 634 – Dark Brown). Obrigada!

  • tania pires disse:

    Comprei um apartamento e vou decorá-lo. Gostaria de trocar o piso e fiquei pensando o que ficaria , mais bonito e moderno, marmoglass, travertino ou porcelanato? E custo benefício? Esse apt tem 100m metros de sala.

    • Fernanda Messias disse:

      Vc não prefere um porcelanato? Eles tem uma coleção igualzinha ao marmoglass e a o travertino. O custo benefício é muito melhor e o visual é o mesmo. Veja o catalogo novo da Eliane. Muito bom!

  • Fernanda disse:

    Gostaria de saber sua opinião em relação ao uso do Travertino como piso. Tenho dúvida se é um piso que não mancha ou risca.

    • Fernanda Messias disse:

      Veja os posts novos que vou mostrar essa semana sobre os porcelanatos que imitam pedra. A do travertino é linda e mais em conta. Vale a pena!

  • Larissa disse:

    Bom dia!

    Estou terminando de construir minha casa, estamos colocando o porcelanato Limestone HD 90×90 da Portinari em toda a casa, inclusive área externa. Estou bastante confusa com relação às soleiras, pensei até em fazer a soleira com o próprio porcelanato, ou então com um mármore mais claro, como o crema marfil… o que acha?

  • tamara meirinho disse:

    olá! vou collocar o piso delta freijo nos quartos e sala porem no banheiro e cozinha meu marido escolheu os pisos cinza bem clarinho. ja tinhamos comprado as soleiras em travertino. oq vc acha ? as soleira combinam com cinza?

  • Cristiane Pereira disse:

    Oi, me ajuda?
    Quero colocar ceramica travertino portinari white HD no piso e parede do banheiro. Coloco a bancada em marrom imperial? e as louças brancas? Não excede em informação?

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Cristiane,
      Fica legal sim! Já fiz essa composição e adorei! O travertino é bege, uma cor neutra, assim como o branco das louças. Caso não seja seu estilo pode ver as louças da Deca em marrom fosco que são bem bonitas. Volto a dizer que a branca tb fica linda! Bjinho!

  • Alexandre disse:

    Gostaria de saber se utilizando o travertino romano bruto na borda da piscina tem algum problema ou restriçao?

    • Fernanda Messias disse:

      O travertino é uma pedra calcária e apesar de ser resistente é um material poroso. Geralmente utilizo em paredes e até em pisos em locais que pouco trafego. Nunca utilizei em borda de piscina então não posso te dizer a vida útil desse material para esse uso. Aconselho que utilize um granito para evitar problemas futuros.

  • Ana disse:

    Olá!
    Parabéns pelo blog, ótimo, muito esclarecedor!
    O piso da minha casa é um porcelanato travertino natural acetinado no primeiro andar, e no segundo, um travertino quase branco. A questão é, como revestir a escada? Posso usar mármore travertino? Ou devo optar por outra pedra, penso algo em tons marrons, que combinaria com o marrom do travertino? Alguma sugestão? Muito em dúvida… Que coisa difícil! Rsrs…Grata, abraço, Ana!

    • Fernanda Messias disse:

      Ana,

      Gosto muito da ideia do Travertino Romano ( mármore na escada) para dar uma sensação de continuidade. Um granito marrom maravilhoso também é o Marrom imperial light que ficaria lindo se desejar destacar a escada ( Se ela for bonita vale a pena!). Se quiser me mandar uma foto que te ajudo Bjinho! Nanda.

      • Ana disse:

        Oi Nanda!
        Muito obrigada, pela resposta e atenção… Bem, a escada não é linda maravilhosa não, mas é a minha escada, rsrsrs… Eu olhei o granito que você sugeriu, lindo mesmo, porém, meio caro pro meu orçamento, infelizmente. Em um dos lugares que vi, alguém me falou em granito amarelo ornamental, que estavam com um lote com uma tonalidade bem marrom. O que você acha? Ele é mais barato que o travertino e é granito. Será que combinaria? Nanda, você consegue ser tão próxima que parece que já te conheço faz tempo… Obrigada! Bjs!

  • Adriana Neves Dias disse:

    O piso da minha sala êh em travertino resinado sem brilho, estou na duvida se faço a minha escada em marmoclass branco ou em crema marfil com brilho o que fica melhor?
    No aguardo, obrigada

    • Fernanda Messias disse:

      Depende um pouco do contexto… Se quer destacar a escada e ela vale a pena que faça assim use o nanoglass, caso contrário opte pelo mesmo do piso e invista em um guarda corpo de vidro e em iluminação nos degraus em leds, por exemplo. Espero que tenha ajudado! Bjinhos!Nanda.

  • Izabel Hortig disse:

    Vou revestir minha escada e gostaria de saber, se posso colocar mármore se sai mais barato que granito , qual o custo ?

    • Fernanda Messias disse:

      O mármore é bem mais barato pq é um material proveniente de calcário, poroso. O granito é mais caro e mais resistente, tem de todos os preços, vc precisa ver o que gosta e pesquisar o valor na sua cidade.
      Pode usar o mármore na escada sem problemas, a durabilidade é satisfatória já que o trafego não é intenso em uma residência.Bjinhos! Nanda.

  • Izabel Hortig disse:

    Qual a diferença entre granito e mármore

  • sueli disse:

    olá, acabei de adquirir uma casa e ela já veio com o granito preto na escada, porém, as salas embaixo e as suítes em cima estão sem piso. Gostaria de saber se posso colocar laminado tanto embaixo como em cima e qual a cor, ou cores? E em relação as soleiras, o que devo fazer ? ME ajude por favor ……..

    • Fernanda Messias disse:

      Pode usar o laminado sim. Que tal optar por um laminado mais tendendo para o cinza? Uma cor neutra que fica excelente com a escada preta. Opte pelas soleiras pretas ou também pode seguir o piso direto sem usá-las. Bjinhos! Nanda

  • Luciane Dutra disse:

    Olá, gostaria de saber se vc indica marmoglass como piso de sala. Meu apartamento tem uma sala grande e queria que ficasse bem clara. A varanda e sala terão o mesmo piso. Obrigada!

    • Fernanda Messias disse:

      Nunca apliquei, pois existem porcelanatos iguais ao mano com média de 250 reais ai acaba saindo mais em conta. Os fornecedores garantem a durabilidade do produto no piso então não vejo problema, porém acho interessante que vc pesquise outras opções como o porcelanato semelhante. Bjinhos!

  • Valdinéia disse:

    Olá Fernanda,
    Estou construindo uma casa, o piso é porcelanato gloss bege, o meu marido comprou as soleiras de granito cinza andorinha, fiquei insegura com este tom, mas como ele já comprou… agora preciso escolher o piso e a cor para a escada, o que vc me sugere?
    Parabéns pelo site!

    • Fernanda Messias disse:

      Não sou muito fã de soleiras escuras, mas como já foi escolhida siga o padrão da cor do piso ou da cor da soleira na escada para não ficar muita mistura, ok? Bjinho! Nanda.

  • Fernanda disse:

    Olá, estou reformando meu banheiro e gostaria de uma sugestão. Pretendo colocar porcelanato branco nas paredes e no chão usar piso na cor travertino. Porém gostaria de colocar um revestimento diferenciado na parede de fundo do box. Não sei que revestimento (porcelanato ou pastilhas) e que cor utilizar para obter uma aparencia clean, relaxante e elegante. Por favor, me oriente.

    • Fernanda Messias disse:

      São muitas possibilidades!!! Vc gosta da pastilha madrepérola? Ela é linda! Tem também as douradas e prateadas, furta-cor… Mil possibilidades!!!!! Aiaiaiii Bjinhos!!!

  • Bruna Batista Camargo disse:

    Boa tarde! Estou querendo colocar nas paredes da área externa da minha cas acerâmica gres esmaltado (pedras em relevo canjiquinha). Gostaria de saber qual piso que combina com ela?

    Att
    Bruna

  • Fernanda Castro Schimidt disse:

    Olá!

    Adoro seus posts e sua paciência em ajudar seus leitores!!

    As obras do meu banheiro iniciam amanhã e eu ainda tenho uma dúvida! Vou colocar o piso de cerâmica Eliane roxo bem escuro (é bem brilhante, muito parecido com um porcelanato), as paredes brancas e uma parede no fundo do box com pastilhas com alguns tons de roxo e branco. Meu problema é em relação a soleira e a ‘pedra’ (baguete) onde será instalado o box. Não faço ideia de qual cor usar!! Não fiz bancada de pedra, é um móvel de madeira clara com cuba branca sobreposta. O piso do corredor que será laminado de madeira). O que eu faço??

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Fernanda,
      Fico feliz que goste do blog!
      Pensando no seu projeto, vc deve manter no banheiro as cores do branco e roxo já que é algo ousado ( vai ficar legal!). Use a soleira e o filete do box em mármore branco que além de ficar ótimo no banheiro é bem neutro e certamente ficará bom com a circulação da casa. Bjinho! Nanda.

  • Simone disse:

    Oi, estou em duvida se coloco mármore botticino ou crema marfil no banheiro, com banheira, duas bancadas, combinando com robstone white. Só de mármore são 35m2. Obg, Simone

  • Ana Luiza disse:

    Olá Fernanda, parabéns pelo blog! Escolhi para minha sala, varanda e cozinha, o porcelanato travertino HD da Eliane. Meu marido gosta do granito café imperial. Neste caso, qual cor de armários devo usar na minha cozinha, que é aberta para a varanda com uma bancada que a divide, tb de granito café imperial? Pensei em formica café embaixo e vidro fosco nos armários de cima, o que acha? Melhor tudo branco? Estou preocupada com a “mistureba” de cores. Obrigada!!!

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Ana Luiza,

      Boa escolha dos materiais, parabéns! Quanto as cores vc escolheu cores bem neutras e até se quisesse colocar um colorido ia bem hehehe. Minha sugestão seria:
      Nos armários inferiores coloque um compensado naval com tamponamento em marrom e armários com frentes branca. Em cima vc pode colocar o vidro leitoso branco( sempre uso o vidro – AMO) com tamponamento em marrom. Pode criar uns nichos com fundo marrom também, mas não carregue demais por ser uma cor escura, ok? Bjinhos!

  • Maria disse:

    Tenho um Sobrado recém reformado, que tinha uma sala grande no térreo, com uma escada que levava ao segundo andar. Por motivos de artrite, resolvemos abolir a sala de baixo para acabar com a escada. Com isso ficamos com uma escada única que serve como entrada social. Embora seja longa, a arquiteta planejou e descansos . Só não sei de que material econômico posso revestir. Granito não dá, fica caro, além de escorregadio.Pensei em porcelanato fosco. Qual sua sugestão?
    Grata
    Marie Acawhy.

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Maria,

      Porcelanato não tem bom acabamento para esse serviço. Vi na revestir do ano passado alguns lançamentos com possíveis acabamentos de 45 graus, mas ainda não usei… Pra te ajuda preciso saber a cor predominante na sua sala… Qual a cor do piso? Bjinhos!

  • Fernanda Pereira disse:

    Oi Fernanda,
    Estou pensando em revestir a escada da minha casa com o Travertino, na sala e nos quartos quero por laminado, qual cor vc sugere para o laminado para que combine com a escada? E as soleiras? Obrigada.

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Fernanda,

      Use tons de bege… Depende muito do catálogo de acordo com a marca do laminado que vai usar. Posso te dar uma opinião qd vc olhar um e anotar o nome, ok? Use na soleiratom de bege mesmo. O travertino, bege bahia, Itaúnas… Bjinhos!

  • Ana Teresa Harbibe disse:

    Olá, Fernanda. Recebi a minha casa já com a escada e soleiras em granito Paris. O roda pé da escada em madeira assim como a porta. A vontade q tenho é de trocar tudo… Talvez saia do meu orçamento.Estou perdida… Me ajuda? Que Porcelanato posso usar combinando com este conjunto para a sala e quarto? E o rodapé? Bj

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Ana Teresa,

      Difícil!!! Não gosto muito do granito Paris pq é escuro… O rodapé de madeira eu prefiro pintado de branco. Se for manter o granito da escada pinte o rodapé de branco. Use um porcelanato claro para não escurecer os ambientes. Bjinhos! Nanda.

  • Renata disse:

    Olá! Estou construindo pela primeira vez e estou cheia de inseguranças…
    O piso de toda a área de baixo do sobrado é um porcelanato polido padrão travertino. Para a área de cima (quartos e circulação) porcelanato acetinado padrão pátina. Minha dúvida: qual revestimento para a escada que liga esses ambientes? E as soleiras? Eu gostei do granito itaúna, meu marido do mármore travertino, mas na marmoraria nos disseram que granito é mais resistente que o mármore para escadas…vc pode me dar uma sugestão? Grata, Renata

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Renata,

      Mármore realmente é menos resistente que granito, mas dura anos numa escada residencial, assim como em piso de salas e quartos. Oq ue se deve evitar é usar em bancadas e pisos de cozinhas e áreas de alto tráfego e áreas externas pois desgasta mais facilmente. Não se preocupe quando a sua escada que vai durar muito tempo sem dúvida! O Itaúnas também é uma boa opção, inclusive estamos reformando o play do prédio que especifiquei um piso e revestimento que imita o travertino e indiquei o itaúnas para revestir por ser discreto, combina muito bem com o bege e é resistente.
      Qualquer opção serve no seu caso. Use a soleira do mesmo material que escolher. Bjinhos! Nanda.

  • Cláudia disse:

    Boa noite!!!
    Estou fazendo minha casa e já estou no acabamento,pensei em colocar o piso da sala e cozinha porcelanato bege 80×80, bancada da cozinha granito preto, revestimento da parede da cozinha branco com pastilha preta,bancada revestida com pastilha preto e plastilha mesclada com preto e prata,a escada sai no meio da sala de estar com a cozinha americana,gostaria de colocar a escada em granito preto e o piso do corredor e dos quartos laminado madeira carvalho,será que vai combinar. Obs_ Ainda nao comprei os pisos.
    Bjs.
    Aguardo resposta

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Cláudia,

      Gosto da combinação. Minha cozinha é preta, bege, prata e branca… Uma coisa que não gosto é do piso diferente da parede. Use a mesma cor! Bege. Bjinhos!

  • Fábio Fernandes disse:

    Bom dia Fernanda ! Estou colocando o piso no meu apartamento. Nunca pensei que fosse tão difícil escolher o piso. Enfim, decidi comprar porcelanato polido crema e colocarei na sala, quarto e cozinha. Aminha dúvida é em relação as soleiras qual a cor que devo colocar? Obrigado !

  • Jucicléia disse:

    Olá Fernanda, como vai?
    Estou prestes a receber meu apê e quero colocar porcelanato bege ou branco na sala e quartos, e porcelanato na cozinha, mas queria um que não fosse claro e que seja antiderrapante. Você sugere algum? Também quero saber se posso utilizar o porcelanato como revestimento. Obrigada!

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Jucicléia,

      Tem muitas opções! O ideal é vc ir mesmo nas lojas e olhar as opções que cabem no seu orçamento e que sejam para áreas molhadas, mas a cozinha vc até pode usar um porcelanto polido pois não é uma área que está sempre molhada. Na área de serviço opte por antiderrapante sim. na cozinha inclusive vc pode usar um bege mais escuro por exemplo e fazer uma composição entre o polido e o fosco ( antiderrapante) da mesma cor e os dois na diagonal. Diferente e bonito.

  • Renata disse:

    Obrigada pelas dicas, Nanda!
    Me sinto aliviada com a opnião de uma profissional.
    Um beijo!

  • FABIANE disse:

    Olá Fernanda! compramos nosso apê e a primeira coisa que estamos fazendo são os banheiros. o piso e as paredes são brancos. mandei fazer armários brancos. estou pensando em colocar mármore bege bahia (ou travertino brasileiro) nas bancadas dos banheiros. mas vejo comentários de que desgasta com o tempo, que o granito é melhor…mas não consigo gostar de nenhum granito…queria cores claras. o que gostei mesmo é o crema marfil, mas não cabe no meu orçamento, hehe. que acha do bege bahia para as bancadas?

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Fabiane,

      Minha bancadas são em Bege Bahia nos banheiros! Como já disse antes aqui o mármore não é recomendado pra cozinha e área de serviço e piso de locais em alto tráfego, mas em bancada vai durar mais de 20 anos sem problemas! Meu antigo apê tem uma no banheiro social que tem 08 anos e está perfeita, parece que foi colocada hoje. Fique tranquila quanto a isso. Bjinhos!

      • FABIANE disse:

        Muitooo obrigada Fernanda! assim, fico mais tranquila!
        vc poderia tirar mais uma dúvida? nossos banheiros já tem gesso, mas não é muito rebaixado…
        além disso, temos 2 problemas: 1) queremos embutir iluminação; e 2) em um dos banheiros temos uma viga aparente no teto.
        recortamos o gesso existente (no banheiro sem viga) para colocar iluminação? ou fizemos um novo rebaixamento de gesso?
        e no banheiro com viga, fizemos um novo rebaixamento de gesso e aproveitamos para esconder a viga?
        queria colocar espelho até o teto, mas não sei se não vai ficar muito alto também se não rebaixarmos mais um pouco…
        se fizer nosso rebaixamento deixa aquele existente?

        • Fernanda Messias disse:

          Fabiane,

          Pra te ajudar melhor seria bom saber a altura. Talvez essa viga aparente seja pra não fica tão baixo. É preciso avaliar isso pois é possível disfarçar a viga sem ter que abaixar muito. Se é gesso vc pode embutir a luminária sem precisar quebrar fazendo um recorte no forro e embutindo normalmente. Se não for tão baixo pode rebaixa na altura da viga, aí nesse caso, se da viga pra o forro tiver altura suficiente pra vc embutir sua luminária nem precisa derrubar o existente. Eu geralmente derrubo pq posso mandar o entulho com o restante da obra, mas depende da sua logística. Bjinho!

  • valeska rufino disse:

    Gostaria de receber dicas de como combinar o granito café imperial na pia e pastilhas de vidro bordo para cozinha americana em apartamento de 52m2. Minha idéia é usar eletrodomésticos de inox e azuleijos brancos com brilho e sobre a pia as pastilhas. Também desejo ter eletrodomésticos e panelas vermelho no tom bordô. Vocês podem me enviar algumas imagens com sugestôes???? Obrigada

    Valeska

    • Fernanda Messias disse:

      Valeska realmente não terei como pois estou viajando, mas acho q vc está no caminho certo! Gosto das suas sugestões, parabéns pelo bom gosto. Bjinho!

  • Ester Borges disse:

    Fernanda eu comprei uma casa com uma área lateral de 2m e tbm mesma medida no fundo ( muito pequeno ) mais eu gostaria de criar uma área gourmet e de lazer , sera que isso e possível ?
    Bjs Ester

    • Fernanda Messias disse:

      Ester,
      Vc não precisa de muita coisa pra um espaço gourmet… Uma varanda pequena por exemplo se transforma eu um espaço maravilhoso! Com certeza sua área lateral e externa podem compor perfeitamente o seu desejo. Bjinho!

  • aparecida queiroz disse:

    Querida, boa noite!
    Nossa casa é anatiga, porém bém conservada.Aconteçe que o piso é de cerâmica feia e já ultrapassada.Fora da casa e nos dormitórios tudo já foi trocado, aaconteçe que cozinha, sala de jantar e sala de estar eu preria modificar porem sem quebradeira. Será que usando o novo produto Bautech resolveria bém?
    Obrigada.

    • Fernanda Messias disse:

      Aparecida,

      Hoje em dia na verdade não precisa quebrar nada. Recentemente utilizei essa técnica no meu apê. O que recomendo é usar a argamassa AC3 para piso e AC3-E pra paredes. Bjinhos!

  • Ana Lucia disse:

    Oi, Fernanda! Maravilhoso o seu trabalho aqui!! Apaixonado e apaixonante, parabéns meeesmo!
    Preciso de sua ajuda, querida!
    Estou fazendo umas alteracoes em um banheiro de casa, que tem piso e revestimento amarelos claros (eu gosto deles e nao os alterarei), e possui box fume, que tambem sera mantido. Colocarei uma pia beige bahia com uma cuba branca. O restante da louça tambem ja e branca. Nao sei que cor ponho no filete do box. Pensei em marmore branco especial, mas temo que fique estranho por conta do box escuro de todo o restante amarelado. Que acha?

    • Fernanda Messias disse:

      Ana,

      Vc pode usar o bege mesmo ou o branco tb que fica bom e limita as cores já que já tem amarelo marrom e branco. Obrigada pela participação! Bjinho! Nanda

  • Camila disse:

    Olá, vou colocar no meu apartamento porcelanato BUSCHINELLI 47×47 bege wood…que cor de soleira devo usar? Se eu colocar rodapé branço, vc acha que combina? Oq vc sugere para o rodapé? Obrigada. bjus

  • Mayara disse:

    Boa Tarde Fernanda!
    Tenho uma dúvida que esta me atormentando. Minha cozinha é americana com bancada em granito preto são gabriel e a pia na mesma cor. Os revestimentos da cozinha são todos brancos(entregues pela construtora). No restante da casa penso em colocar porcelanato branco ou bege bem claro. Que cor de soleira devo utilizar?
    No banheiro também preciso colocar soleira, e no filete do box a construtora já entregou com uma cor que não sei qual é. Devo utilizar na soleira do banheiro essa mesma cor? E a Bancada?Deve seguir a mesma cor?

    Obrigada pela ajuda! Bjo!

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Mayara,

      Vc tem várias opções! Pode usar uma soleira bege na casa toda ( granito aqualux/itaúnas ou mármore Bege Bahia). Pode também usar com bege a soleira branca de mármore branco, as duas ficam legais e mantém as cores restritas a branco e bege no piso ( a bancada não influência não). Além disso, vc pode ter uma liberdade pra usar bege ou branco no rodapé. Bjinhos!

  • Mayara disse:

    Oi Fernanda! Muito obrigada pelas dicas, vai ajudar bastante! Tenho mais algumas dúvidas: Todas as soleiras do Ap devem ser da mesma cor? Caso eu coloque o porcelanato no bege ou branco, posso colocar o rodapé em MDF branco?

  • Lai disse:

    Olá, Gostaria de saber que tipo de granito combina com piso de porcelanato na cor areia, gostei do branco ciena, mas estou na dúvida. Acho que ele combinaria melhor com o porcelanto banco.

  • Camila disse:

    Oi Fernanda, Tudo bem ? Estou escolhendo pisos para colocar na minha casa e estou com muitas duvidas. A sala , sala de jantar e a cozinha não tem divisão , como portas por exemplo, então penso em colocar o mesmo piso, que no caso seria um porcelanato nesses três ambiente. Pensei em colocar porcelanato travertino Lux e minha maior duvida é quanto ao revestimento na cozinha. Você acha que combina com o porcelanto(mais puxado para o bege) ,um revestimento branco fosco ?
    Ou coloco uma divisão como um rodapé entre a sala de jantar e cozinha , e coloco um porcelanato branco para combinar com o revestimento branco fosco?

    • Fernanda Messias disse:

      Camila,

      Gosto mais da segunda opção. Apesar de ficar legal passar o piso direto pela parede ser branca não fica tão legal, então coloque um rodapé ou branco ou bege e depois inicie o piso branco na área da cozinha… Poderia tb fazer um xadrez de branco e bege. Bjinhos!

  • Camila disse:

    Muito Obrigado , Bjos

  • Paula disse:

    Oi Nanda!
    Estou fazendo o acabamento da minha casa, o meu piso é um creme meio bege imita muito bem o porcelanato,as soleiras em granito verde ubatuba, mais não sei o que colocar na escada, gostaria de colocar granito mais ta muito caro para o meu orçamento, tem outra coisa que possa ficar bonito mais com o preço mais em conta?Obrigada!!!!

    • Fernanda Messias disse:

      Paula,

      Tem certeza que vai manter as soleiras em verde Ubatuba? Não gosto muito não… Pra escada vc pode deixar em concreto aparente ou toda branca em pintura com o degrau em madeira, etc. Teria que analisar… Veja o post sobre escadas que fizemos recentemente. Bjos!

  • Georgia disse:

    Oi Fernanda, parabéns pelo site. Inspirador!!
    Pode me dar uma luz? Estou reformando meu banheiro (pequeno, retangular, de apto) e comprei um piso de porcelanato travertino (acho que é o navona) bianco da Portobello. Em uma das paredes do box haverá uma mix de pastilhas nos tons de marrom e bege. Tenho dúvida sobra bancada e armário sob a pia.
    Pensei em fazer a bancada de silestone branco (Zeus extreme) com cuba roca branca ou de Silestone Mont Blanc com a mesma cuba mas não sei se a diferença entre o branco da louça e o branco da bancada ficará esquisita. O que vc acha? Ou uso nanoglass? Ou ainda o próprio mármore travertino? Mas nesse caso a bancada será em tonalidade deferente do porcelanato do chão e das paredes (vai ficar mais escura).
    Para os armários pensei em branco mesmo. Vc acha que vai ficar feio se eu fizer tudo branco?
    Obrigada, Beijos!

    • Fernanda Messias disse:

      Georgia,

      Não recomendo o bege nesse caso… Ficaria muito morto, sabe? VC pode usar o branco e esculpir a cuba no próprio material que fica lindo. Pode também usar o granito marrom imperial light que eu sou apaixonada com a mistura com o bege!!! Todos esculpindo a cuba. Fica mais interessante! Bjinhos! Nanda.

  • Georgia disse:

    ops… “tonalidade diferente”…

  • Luciana disse:

    Oi Fernanda,
    Estou com muita dúvida sobre o piso da casa.
    Por ter a cozinha integrada com a sala eu prefiro e acho mais bonito e harmonioso que o piso destes dois ambientes seja o mesmo. A duvida é: limestone ou porcelanato? Adoramos o limestone é lindo, sabemos da grande diferença de preço entre os dois, mas antes do preço preciso garantir a funcionalidade. Tenho muito receio de eventual manchas no limestone, ainda mais que tambem colocaremos na varanda na área da churrasqueira… Quero muito usar o limestone em tudo, mas acho arriscado. O que você acha?

    • Fernanda Messias disse:

      Luciana,

      Adoro o limestone tb, não vejo problema nenhum em usar, mas entre um e outro eu usaria o porcelanato apenas pelo preço. Existem inclusive o que imitam perfeitamente a pedra. Analise com calma, mas a efeito de piso não há problema pois o uso de produtos químicos e que mancham acontecem geralmente em bancadas, na preparação de alimentos e até no próprio desgaste com a água. No piso lavamos de vez em quando e não afetaria a ponto de inviabilizar a sua utilização. Fique tranquila! Bjinhos! Nanda.

  • Laísy disse:

    Olá, gostaria de saber se para ambientes com as paredes brancas fica mais bonito o piso branco ou bege (porcelanato)?

  • socorro lopes disse:

    comprei um piso bege para a cozinha e um granito cinza ocre para a bancada, gostaria de saber qual a cor de pstilha coloco na cozinha, estou pensando em comprar mix de cinza, por favor me dê uma dica pois estou desesperada com essa dúvida!!!!!!!!!!!!

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Socorro,

      Os tons são neutros então depende muito de vc… Que tal usar uma pastilha prata? Adoro! Super moderna! Bjinho!

  • Fernanda MOnteiro disse:

    Gostaria de saber que cor de bancada devo usar para uma cozinha cujo o piso é um Cafe, e o revestimento é um bege bem claro fosco. Estou muito em duvida

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Fernanda,

      Que tal usar um granito bege tipo aqualux? É BBB e ficaria legal? Se quer investir mais pode ser o marrom imperial light tb ou silestone bege… Depende do piso e do revestimento, mas visualizando assim usaria um dos dois. Bjinhos!Nanda

  • Leila disse:

    Ola Fernanda,
    Estou reformando um apartamento duplex e estou morrendo de duvida em qual revestimento usar na escada de alvenaria, madeira, granito ou marmore? O piso da sala sera o laminado da durafloor tauari ravena….outra duvida coloquei uma soleira para dividir a sala da cozinha na cor preto absoluto, acha que combina? Na cozinha usei porcelanato branco polido e uma faixa de pastilhas de vidro preta.
    Por favor me aj6de, bjs

    • Fernanda Messias disse:

      OI Leila,

      Não gosto muito de soleiras pretas não, mas como vc usou na cozinha pastilha pode ser que tenha ficado legal… Só vendo! Acho que vc pode usar uma escada misturando a madeira com o branco. Veja o post sobre revestimentos de escadas Bjinhos!

  • jeane disse:

    Olá!!!! gostei muito do seu blog e gostaria de saber se tenho que colocar os espelhos da escada que divide a sala de estar com a sala de jantar, da mesma cor das bancadas da cozinha, a cozinha é interligada a sala de jantar, a minha cozinha é revestida de por Biancogrês elegance bianco 44×44 com bancadas em granito preto e armarios em branco e vidro e tem um detalhe na parede que fica atras do cooktop tb granito preto, o piso de toda a casa é um porcelanato bege, a minha duvida é se os espelhos da escada tem que ser preto tb ou se posso usar um marmore claro? me ajuda por favor…..

  • Tatiane disse:

    Estou pensando em usar um piso que imita a pedra canjiquinha, na cor bege, nas áreas externas de casa, no chão! Vc recomendaria?

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Tatiane,

      Eu na verdade nunca usei, mas geralmente são usados nas paredes… Vc já viu aqueles que imitam o seixo rolado? Talvez fique mais interessante. Bjinhos!

  • Helen Adriana disse:

    Olá Fernanda, acabei de receber minha casa e estou com várias dúvidas, espero que vc possa me ajudar. A casa é um sobrado, na parte superior fica 3 quartos, sendo uma suite e um banheiro .
    Estou trocando todo o piso da casa por porcelanato porto bello Domus Marble, esse piso tem um tom bege claro.
    Já nos banheiros será o travertino crema também da porto bello. Desta forma estou pensando em colocar soleira, nicho e a pedra da cuba em granito itaúnas.
    Na escada estou pensando em colocar o granito san gabriel.
    Agora é a minha maior dúvida, a parte de baixo, porque na cozinha e na churrasqueira estou pensando em colocar o san gabriel, obrigatoriamente tenho que colocar as soleiras e a pedra da cuba do lavabo em san gabriel? ou posso colocar as soleiras e a cuba do lavabo em itaúnas?

    • Fernanda Messias disse:

      Helen,

      Não gosto muito da escada em San gabriel pq ele é um granito escuro e pesa demais na decor. Gosto das suas escolhas de itaúnas e se fosse vc usava ele em todos os locais inclusive a escada e deixava o San Gabriel apenas para a bancada da cozinha. Vc não precisa combinar não, ainda mais que bege é uma cor neutra. Bjinhos!

  • Rosangela Monteiro disse:

    estou fazendo um banheiro, simples e pequeno de rancho, o piso escolhemos um que parece madeira bonito e escuro, por ser rancho esconde a sujeira, rsrsrsr
    agora estou em duvida como revestir a parede deste banheiro, pode me ajudar?

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Rosangela,
      Use tons de bege ou branco com uma faixa de detalhe no mesmo estilo do piso ( se existir o revestimento igual ao piso ótimo!)

  • Erika disse:

    Preciso urgente esclarecer uma dúvida. Já mandei fazer e ficaram de me entregar nesta próxima sexta-feira (19/7/2013) minha bancada, soleiras e tampo para um banco que ficaram no banheiro. Mas andei pesquisando e descobri que o bege bahia (não sei se mármore ou granito) não é bom. Que é poroso e pode trazer problemas futuros como acúmulo de fungos. Fiz uma escolha errada? Será que consigo trocar? Meu banheiro será bege clarinho. Se der pra trocar qual você me indicaria?

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Erika,

      Veja bem, o Bege Bahia é um mármore e por isso ele realmente é mais poroso o que não o faz um material ruim. Eu mesma tinha no meu ape antigo que meu marido morava a uns 5 anos e ela estava intacta… O que vc deve evitar é usa-lo em áreas com alto tráfego, bancada de cozinha que usa produtos químicos. No banheiro ele vai durar muitos e muitos anos… O que usamos do banheiro numa é muito pouco! Se fosse no piso do box iria dizer que fez uma escolha ruim, porém nesse caso fique tranquila que vc fez uma excelente compra ( fiz a mesma escolha pra todas as bancadas dos sanitários do meu ape). Bjinhos!

  • Marcia disse:

    Oi Fernanda, conheci seu blog há pouco tempo e estou adorando. Excelente trabalho! Estou construindo minha casa e penso em usar o porcelanato Limestone HD White RET da Portinari. Minha grande dúvida é quanto ao revestimento da escada (degraus flutuantes) e soleiras. Pensei no Crema Marfil, mas estou achando caro. Que opões de granito ou mármore mais em conta combinaria com esse porcelanato?
    Obrigado e parabéns pelo blog.

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Marcia,

      Ficamos felizes por vc ter gostado do blog!!!
      Respondendo sua pergunta o seu piso é um bege bem discreto. Nesse caso, gosto de usar ou soleiras, rodapé e escada branca ou bege mais escuro que o tom. Vc pode usar o mármore branco a mistura deixa um contraste legal veja o post sobre escadas
      Ou vc pode usar um Bege Bahia, ou aqualux. Bjinhos!

  • Laiane Lorenzo disse:

    Olá Fernanda, preciso de uma dica. Estamos iniciando uma reforma na casa que moramos e minha dúvida é com relação ao piso porcelanato que queremos colocar na cozinha, pensei nos tamanhos 60×60 ou 80×80 em tons de bege ou creme, minha cozinha tem mais ou menos 5 metros de largura por 4 de comprimento e esta revestida com azulejos antigos quadrados (20×20) na cor creme e a cada cinco azulejos desses de cor creme tem um com ramos de flores em tons de marrom e verde musgo em fundo creme, as flores são bem discretas! Eu sei que o ideal seria remover esses azulejos e colocar outros, mas parece que meu marido não esta muito disposto, pois é ele quem faz o serviço, os azulejos estão muito conservados e não são feios. Será que podemos colocar o porcelanato mesmo sem trocar esse revestimento? Ou exite outra alternativa que compense na relação custo/beneficio? A outra dúvida kkk é que quero colocar piso de madeira, acho lindo aqueles pisos que tem muito brilho, e de preferencia os mais escuros, mas tenho medo de que escureça os ambientes que são pequenos, por isso devo optar pelos mais claros? Desde já agradeço as respostas.

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Laiane,

      Com certeza é possível, mas eu teria que analisar isso… Sem foto fica difícil! Se quiser pode encaminhar pro email que eu te digo se gosto. Vc pode revestir de fórmica tb as paredes e colocar revestimento apenas na parte da pia e colocar um rodapé alto pra limpeza. Já fiz muito isso, pois evita obras é pratico.
      Onde vc quer colocar o piso de madeira? Pisos de alto brilho pra cozinha pode causar acidentes… Bjinhos!

  • Lúcia Helena disse:

    Olá Fernanda, muito interessante e elucidativo seu blog. Tenho uma dúvida sobre soleira. Estou colocando piso branco na minha cozinha, a soleira é estreita e da cor da bancada (granito bem escuro, quase preto). o piso da sala é laminado, cor de mel (madeira). Devo manter a soleira ou troco por branco para ficar igual ao piso? Obrigada

  • ROSE OLIVEIRA disse:

    Gosto muito de seus comentários e gostaria que me ajudasse.
    Fernanda,
    Estou construindo uma casa e queria colocar um piso que imita madeira PI4 (madeira vermelha), minha pergunta é será que vai ficar legal e qual a cor do revestimento das paredes e o banheiro eu posso colocar o mesmo piso???

    • Fernanda Messias disse:

      Rose,

      O piso de madeira é bem flexível, mas use uma cor clara. Tom de bege ou branco e se puder faça um detalhe na cor nas paredes ou até mesmo um detalhe que saia do piso e suba pelas paredes com o próprio piso. Dessa forma vc cria uma integração interessante entre eles. Bjinho!

  • GRAZIELLE BERTOLIN disse:

    Olá, Fernanda, boa noite, muito instrutivo seu blog. Por favor, esclareça minha dúvida, o que devo usar para revestir escada interna de concreto que leva ao segundo piso do apartamento, penso em mármore ou granito mas não sei se escuro ou claro já que o porcelanato da sala é um bege claro?Abraços.

    • Fernanda Messias disse:

      Grazielle,

      Veja umas opções no post de escadas, tem algumas ideias legais pra te inspirar.
      Eu acho legal combinar com o estilo de decor que vc vai usar no apê… Tem várias opções já que tem um piso neutro, inclusive de usar uma cor bem forte, que tal?
      Pra não errar assim sem mais informações vou te indicar uma escada em Nanoglass ( branca) e neutra ou em marrom imperial light caso queira mais escura. Bjinhos!

  • Elizabete disse:

    Olá Fernanda,
    Achei suas respostas bastante explicativas. Parabéns!
    Estou com uma dúvida que está me deixando louca, por favor me ajude:
    Moro em casa e estou reformando.
    Estou trocando todo o piso de cerâmica da casa e minha dúvida é quanto às salas de jantar e visita e quartos, bem como escada, já que estou construindo o 2o. piso.
    Quero colocar algo sofisticado mas o meu terreno é muito úmido. Já tivemos que tirar as tábuas corridas dos quartos devido a manchas.
    O problema é estrutural.
    Estou em dúvida quanto a piso de mármore ou granito. Não quero colocar porcelanato.
    Gostaria de colocar o mármore crema marfil por ser algo mais nobre e sofisticado em todo o piso e me disseram que se o contrapiso for bem impermeabilizado não terei problema de manchas.
    Veja bem. o meu problema é estrutural mas será que há algum tipo de impermeabilização capaz de evitar manchas no mármore crema marfil se eu optar por ele?
    Também pensei no granito e estou quase optando pelo mesmo.
    Será que ele também ficará sofisticado?
    Pensei no branco dallas por ser mais claro e me disseram que o granito é menos poroso.
    Será que também ficará sofisticado além de ser menos propício a umidade?
    Quanto a escada, que ficará no hall de entrada não muito grande e infelizmente fechado, pensei do mármore crema marfil e fazer o guarda corpo da escada de ferro preto, com detalhes em dourado.
    Parte da escada subirá ao lado de um grande pano de vidro bronze com moldura de madeira. Minha casa tem janelas de madeira, tetos da sala rebaixado com madeira de ipê.
    Tenho tantas dúvidas……será que pode me ajudar?

    • Fernanda Messias disse:

      Elizabete,

      Obrigada!!
      Pra resolver o seu problema sugiro que impermeabilize sim o seu piso. Impermeabilize e suba a manta até 1m nas paredes pois a umidade pode causar também problemas no rodapé e nas paredes. Com a impermeabilização bem feita vc pode usar o mármore sim. Granito vc pode usar mais os mais resistentes a água são os mais escuros, mas eu particularmente não gosto.
      Com relação a escada eu não gostei da combinação do preto dourado e bronze não… Que tal se vc usar o bronze ao invés do preto? Bjinhos!

  • Sandra Almeida Pacheco disse:

    Olá Fernanda. Adorei seu blog! Peço que, por favor, me ajude em duas escolhas. Uma refere-se à escolha da bancada da pia do banheiro onde tenho duas opções: travertino ou mármore branco, ambos polidos. Qual deles me dará menos problemas? A segunda seria com relação à bancada da pia que terá continuidade com a bancada da área de serviço (trata-se de um apartamento) onde teremos móveis brancos e porcelanato beje bem claro. Melhor opção seria o granito preto ou ou clarinho? Bjos e obrigada.

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Sandra,
      Você pode usar qualquer um dos dois materiais. Se for o marmore branco prefira o especial que não tem as manchas. Eu particularmente amo o travertino romano.
      Na cozinha eu optaria pelo preto já que é tudo branco mas já usei as duas opções e gosto muito dos dois.
      Bjinhos!

  • Flavia disse:

    Oi Fernada, super legal seu blog…

    Estamos construindo e surgiu uma dúvida quanto às pedras do balcão da cozinha e dos lavatórios dos banheiros. Na cozinha o nosso revestimento é Vision chocolate (portinari) e o porcelanato é Nascar (incepa) . Nos banheiros os revestimentos são himalaia (lanzi) e o porcelanato é sensitive fendi (eliane). Pensei para os banheiros as pedras em bege bahia, mas para a cozinha não conseguimos achar uma combinação… Obrigada, bj.

  • bia disse:

    Nossa incrivel, amei suas informações me ajudou a ter melhores ideias qto a reforma da minha casa, isso por so ler seus comentarios,vc é uma otima profissional PARABENS até resolvi em trocar as minhas soleiras pretas rsrsrs

  • Rose disse:

    Fernanda, teu site é maravilhoso! Gostaria da tua opinião pois estou com muitas duvidas, estou escolhendo os revestimentos e pensei em colocar o porcelanato Delta Freijó, na sala e cozinha (que são uma peça única), a escada esta revestida de Madeira ipê, e não sei que cor de laminado eu coloco nos quartos, e nem na soleira dos quartos e banheiros, visto que as portas de entrada estão em granito amarelo icarai. As peças não sao muito amplas, entao não sei se é melhor colocar laminados mais estreitos e os rodapés tb. Help me please!!! Bossa

  • Nara Teixeira disse:

    Fernanda,
    Boa noite!
    Adorei o blog, suas dicas Sao incriveis.
    Minha dúvida é a seguinte:
    Estou colocando piso numa cobertura duplex,
    Queria colocar um pocelanato branco nas salas,
    Mas nāo sei qual escolher e tem a escada que sai da sala
    E vai para o andar de cima que da nos quartos,qual cor de
    Branco posso colocar e qual piso ficaria legal na escada para
    Combinar com o da sala? Os quartos ja escolhi a assoalho de Madeira.

    • Fernanda Messias disse:

      Nara,

      Com branco e madeira vc pode colocar o que quiser! Gosto do bege ou do branco. Veja o post sobre escadas algumas opções. Bjinhos!

  • Aline disse:

    Olá!!!!fiz uma escada plissada de dois lances em concreto com patamar intermediário e uma abertura na parede onde encosta o patamar( janelão)Ficou linda, e gostaria de deixar de concreto aparente mas ela tem muitas imperfeições no piso e algumas nas laterais. Oque fazer? Um reboco fino para dar acabamento? E quanto a resistência? Será q nao vai trincar rachar? OutrO detalhe o meu piso é porcelanato polido 80×80, com escada de concreto aparente nao fica estranho?A cor do porcelanato é snow e o piso do segundo andar vai ser pisO laminado da duratex cor Carvalho rodes.

    • Fernanda Messias disse:

      Aline;

      Adoro concreto aparente ficará legal sim, mas realmente pode ser que a argamassa com o tempo fique com rachadura pela diferença de propriedades dos materiais, porém nesse caso é a melhor alternativa.

  • Carolina disse:

    Olá Fernanda

    Estamos construindo um sobrado e estamos com dúvidas quanto ao revestimento interno. Optamos pelo laminado da durafloor maple verona da linha nature, tanto para a parte superior como para as salas do piso inferior. O que devemos utilizar na escada, granito verde ubatuba ou em tons de bege, também pensamos no travertino porém o custo é mais alto.Outra dúvida é quanto a soleiras e peitoris, as janelas são de alumínio na cor branca e o piso da cozinha e banheiros são todos em porcelanato travertino claro em tons de cinza. Neste caso as soleiras e peitoris devem ter a mesma cor da escada. Nossa primeira idéia foi o verde ubatuba porém estamos com medo de escurecer muito o ambiente e dar a impressão de diminuir a escada.
    Por favor o que fazer com tantas dúvidas!!!!

    Obrigada.

    • Fernanda Messias disse:

      Carolina desculpe pela demora. Tinha lido seu comentário e achei que tivesse respondido… Bom, concordo com vcs com relação ao verde ubatuba escurecer demais o ambiente. Use tons de bege! A melhor coisa é manter a casa com tons leves e neutros e usar com em elementos como mobiliários fixos, moveis e detalhes pois é possível a troca sem transtornos.
      Nesse caso a escada pode ser em um tom de Madeira mais claro que o usado no piso ou um granito no mesmo tom.

  • Carolina disse:

    Só complementando a escada é vazada e encrustada na parede, corrimão de inóx e de frente para uma vidraça de 6 mts de altura.

    Ansiosa aguardo sua opinião.

  • jo disse:

    OLÁ FERNANDA, ESTOU COM DUVIDA EM RELAÇAO DA ESCADA DA MINHA CASA
    MINHA ESCADA É VAZADA ,E DIVIDE A SALA DE ESTAR COM A SALA DE JANTAR
    ESCOLHI I PISO DA CASA POECELANATO POLIDO EM TOM DE AREIA. E GOSTARIA DE FAZER A ESCADA EM MARMORE TRAVERTINO. MAS O PEDREIRO FALOU Q NAO DURA E Q É UMA PEDRA POROSA ……O Q VC ME ACONSELHARIA
    FICO NO AGUARDO

    • Fernanda Messias disse:

      Jo,
      Pode usar sem problemas pois o mármore é poroso sim, por isso não é indicado para usar em pisos de áreas molhadas ou externas. Em locais de baixo trafego pode usar sem problemas que vai durar muitos e muitos anos…

  • Odair Pereira de Souza disse:

    Olá, estou reformando uma area de churrasco, utilizarei revestimento que imita “canjiquinha” tom Bege em uma das paredes e balcão. Gostaria de saber se esta combina com granito cinza corumbá ou o que devo utilizar?
    Grato…Odair

  • Vanessa disse:

    Comprei um travertino romano da biancogres e não estou sabendo que revestimento utilizar para combinar. Vocês teriam alguma sugestão?

  • Vanessa disse:

    Comprei um travertino romano da biancogres e não sei o que colocar na parede. Você teria alguma sugestão?

    Grata.

  • dileusa disse:

    ESTOU REFORMANDO E COMPREI O PORCELANATO XINGU DA DELTA E GOSTARIA DE SABER QUE GRANITO USAR P/AS SOLEIRAS,TENHA UMA TORRE EXTERNA QUE COR DE REVESTIMENTO USAR ELA MEDE 8 METROS DE ALTURA,
    TINHA VISTO HD MONTATO GRIS SERA QUE FICA BOM;O QUE DEVO USAR NAS PAREDES DOS BANHEIROS QUE COMBINE COM ESSE XINGU.

    • Fernanda Messias disse:

      O porcelanato que vc escolheu é bem neutro então fica bem com bege, branco, preto e marrom… Vc pode usar mármore bege bahia, aqualux ou mármore branco especial para soleiras, rodapés e peitoris e nas bancadas vc pode usar diversas… Sugiro na cozinha preto absoluto, nos lavabo nanoglass ou travestino romano, no banheiro marrom imperial light. Bjinhos!

  • dileusa disse:

    GOSTARIA DE SABER PARA AS PINGADEIRAS DEVO USAR A MESMA COR DE GRANITO DAS SOLEIRAS.

  • Leni disse:

    Olà !Irei colocar. minha casa piso bege e soleira bege bahia,entao surge minha duvida colcar porta branca ou bege??!!

  • cleber disse:

    Boa tarde Fernanda.

    Estou na fase de colocação de piso na minha residência e, como já era esperado, apareceu as duvidas.
    Gostaria de saber se fica elegante colocar soleira na cor preta em todos os vão de porta, o piso da sala, corredor, quartos e cozinha são da cor bege claro (porcelanato), tenho acompanhado vários comentários, mas goastaria da sua opinião, outra coisa, existe um vão de 2,00 metros com porta que divide a cozinha para sala de estar, ficaria legal colocar soleira neste vão também?

    Aguardo resposta.

    Por enquanto, muito obrigado.

    • Fernanda Messias disse:

      OI Cleber;

      Eu não sou fã de soleiras escuras, mas essa é uma opinião minha… Colocaria branca ou bege para pisos beges! No máximo um marrom… Evite soleiras, se vc puder passar o piso direto a sensação é de ampliação!

  • magda taha disse:

    Ola,estou com uma duvida,quero colocar um porcelanato que imita marmore travertino no hall de entrada e,sala e varanda que sera um ambiente unico.Porem queria fazer a pia do lavabo e o balcao que fica em frente a churrasqueira de limestone.Vc acha que fica muita mistura de informaçao no ambiente
    Tambem queria vuma indicaçao de marcas de porcelanato que fosse bem parecido com marmore travertino

    • Fernanda Messias disse:

      Magda;

      O travertino é um material super neutro, vc pode colocar sem problemas! O ideal seria vc olhar os catálogos dos fornecedores pois não sei decorado. Pela net mesmo vc consegue! Bjinhos!

  • Dani disse:

    Olá! Vou iniciar uma reforminha no meu apto e tenho bancadas (banheiro, cozinha, área de serviço) em granito amarelo ornamental. Não penso em trocar as bancadas e quero colocar porcelanato marmorizado no piso. Gostaria de saber se o crema marfil combina, pois achei um com ótimo preço e qualidade. Se quiser trocar as bancada só da cozinha, fica estranho um material diferente em apenas um ambiente ou melhor manter o mesmo padrão em todos? Obrigada!!!

  • NILZA disse:

    Ola estou construindo, e estou com duvidas em soleira ,peitoril e bancadas
    posso usar na área externas soleira granito são Gabriel e na área internas peitoril e soleiras branco itauna e bancada da cozinha e bancada da churrasqueira preto são Gabriel

    se vc puder me responder ficarei eternamente grata

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Nilza,

      Fico meio na dúvida de usar granitos diferentes nas soleiras externas, prefiro mesmo padronizar soleiras e rodapés de uma residencia. As bancadas sem problemas podem ter cores variadas e materiais diferentes sem problemas.

  • Amanda G F de Campos disse:

    Olá Fernanda! Amei seu blog! Estou decorando e terminando meu apto agora e gostaria de sua opinião quanto a que granito poderia colocar na escada…é um apto de 2 pisos, na parte debaixo vamos usar vinílico cor: carvalho old plac. E no segundo piso vai ser um porcelanato. Estamos em duvida quanto a cor do granito da escada…pois agora está toda branca, em metal branco, ela é uma escada normal, não é caracol não. Então que sugestão vc com sua experiencia daria??? Tb quero te comentar, ficamos um tanto em duvida quanto ao vinilico na parte debaixo (1 piso) onde ficam os quartos e uma sala de tv grande….como experiencia o que diria tb? obrigada Amanda

    • Fernanda Messias disse:

      Amanda depende muito do piso vinilico que vc escolheu… Eu uso muito em locais residenciais, academias, hoteis e hospitais, mas em residência não sou muito fã não, mas isso não significa que seja ruim, é muito pessoal de cada profissional. A escada vc pode usar o mesmo material do rodapé e soleiras que escolher para o piso superior em porcelanato. A cor que escolheu é meio acinzentada então apostaria no branco como Nanoglass ou mármore branco especial.

  • Cyntia daher passaglia disse:

    Revestimento branco com brilho e porcelanato travertino combina na cozinha? os armários são brancos e madeirados.

  • Márcia Ramos disse:

    Oi Fernanda, adorei o seu blog!!! Preciso muito da sua ajuda!!! Estou reformando o meu ap e vou colocar o porcelanato Crema Damasco 60×60 da Portinari nos quartos e na sala, e no banheiro vou usar a linha Mármore bianco da Portobello. As louças do banheiro serão brancas, qual mármore devo usar na soleira e na bancada do banheiro?

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Márcia,

      Pode usar várias opções já que vc vai colocar pisos e revestimentos neutros… Vc já escolheu algum detalhe para o banheiro como pastilhas? Uma opção bbb seria o bege bahia ( use o mesmo na soleira, filete do box e bancada), outra seria o nanoglass, outra poderia ser travertino, outra poderia ser o marrom imperial light… Depende muita da cor que vc gostaria mais… Bjinhos!

  • Polyana Labre disse:

    Estou adorando o seu blog e sua disponibilidade em responder. Parabéns.
    Estou construindo a minha casa e escolhi o porcelanato travertino navona bianco da portoello para o piso geral da casa, e estou com milhões de dúvidas e super insegura. Estou escolhendo os granitos agora, a minha escada é plissada e estou pensando em colocar o granito itaúnas, o que você acha? Adoro escada plissada, não sei se escolho outro granito para dar atenção a escada, mais tenho medo, pois gosto de ambentes cleans, a escada fica na sala com pé direito duplo, só que não é um ambiente grande. Você poderia me ajudar e dar algumas dicas!?
    Também estou com dúvida na cozinha, estou pensando em armários com tom amadeirado, acho que cometi um erro e escolhi o mos amazon pupunha para revestir atrás da coifa, agora não sei qual granito usar, talvez o marrom absoluto, mais gosto mais do são gabriel. Estou até pensando em descartar o mos amazon e tentar utilizar em outro lugar. O que acha?
    Desculpa pelo grande texto, mais as dúvidas estão me corroendo…rsrsr

    • Fernanda Messias disse:

      Oi Polyana

      Que bom que gostou do blog!
      Bomm respondendo… Gosto da sua escolha do Itaúnas ainda mais se não é grande! Ele é coringa e vc pode ousar na decor que poderá mudar sempre… Quando vc coloca algo muito forte na parte fixa ( obra civil mesmo) vc fica sem flexibilidade. Ouse em cores no mobiliário, nas cores de almofadas e nos objetos decorativos.
      Na cozinha eu gosto de cor clara, mas vai da pessoa! Adoooro madeira tb mas gosto de usar mais como tamponamento e um mais claro para as frentes. Bjinhos!

  • Melina disse:

    Olá Fernanda!
    Adorei seu blog!
    Comprei uma casa e quando peguei a chave percebi que teria que fazer algumas mudanças, a casa não é muito grande, e tem o mesmo piso em toda a sua extensão, parte interna e externa é o mesmo em tom de bege. O piso interno está bastante ‘machucado’ então eu e meu noivo estamos pensando em colocar um porcelanato retificado travertino bege 50×50 da Lanzi em toda a parte interna, colocar os azulejos do banheiro também travertino bege 31×31 da Lanzi e na cozinha um 30×60 skin white da mesma marca; sem utilizar soleiras. Você acha que fica bom? Na cozinha e no banheiro queremos fazer alguns detalhes com pastilhas de colormix, mas bem pouco só pra dar uma quebrada. Detalhe, pensamos nessa solução pois o nosso orçamento é bem limitado.
    Fico o aguardo. Obrigada.

  • Roseli Cavalcanti disse:

    Olá, tenho uma pequena dúvida, vou colocar mármore/granito na escada que da acesso a suíte, e na suíte gostaria de saber se fica legal colocar piso de madeira. obrigada

    • Fernanda Messias disse:

      Roseli Tanto faz colocar mármore ou granito se for área interna. Conheço casas com 30 anos e com escada de mármore intacta… O piso de madeira é muuito usado e eu gosto porém em locais grandes pois escurece um pouco e diminui o ambiente. Bjinhos!

  • Erika Fernandes disse:

    Boa noite, estou em duvida em colocar granito na minha escada (verde ubatuba ou crema marfil)pois piso que vai dividir ambiente (sala de jantar e estar entre a escada é porcelanato claro (bege)

    Me ajude…… ahhhh e as soleiras ??? tom sobre tom

    Erika
    78191218

  • Erika Fernandes disse:

    Boa noite, estou em duvida em colocar granito na minha escada (verde ubatuba ou crema marfil)pois o porcelanato é claro (bege)

    Me ajude…… ahhhh e as soleiras ??? tom sobre tomm

  • Madalena disse:

    Olá Fernanda!

    Gostaria de saber se o porcelanato polido da Eliane Adhara 60 x 60 é de boa qualidade.

    Abraços.

  • Maria Vitória disse:

    Boa tarde!

    Por favor, preciso de uma orientação: Vou instalar como piso de minha varanda e área de serviço/despensa o Bauhaus cement da Portobello. Não sei qual granito escolho para colocar nas soleiras. Acho que o preto vai ficar meio brega… Alguém pode me ajudar com uma sugestão?

    Abs,

    • Fernanda Messias disse:

      Maria Vitória,

      O piso cinza gosto de usar o arabescato como soleira e rodapé tb, porém é caro aí uma outra sugestão seria uma soleira de mármore branco que fica super legal com cinza.

  • PATTY disse:

    OLA TUDO BEM ? ESTOU TERMINANDO A MINHA OBRA E O PISO PRINCIPAL DA CASA SERA DE PORCELANATO IMITANDO MADEIRA NO TOM MEIO PRO BRANCO MAIS CLARO AQUELES PISOS BEM BONITOS COM VEIAS, A ESCADA SERA DE TRAVERTINO GOSTARIA DE SABER O QUE ACHA DESTA COMBINACAO???E TAMBEM PEDIR UMA OPINIAO O QUE POSSO FAZER NA PAREDE PRINCIPAL DA ESCADA QUE LIGA A PARTE DE CIMA ALGO DIFERENTE PRA REALCAR SEM TIRAR A BELEZA AGRADECO

  • Terezinha Sena disse:

    Oi Fernanda, adorei o seu blog! Estou com uma duvida e preciso de sua ajuda urgente. Comecei a construir minha casa de 380 m2 a oito anos, `a epoca coloquei granito verde ubatuba em todas as soleiras, janelas, bancada da cozinha e dos banheiros do térreo. Até as janelas das suites ganharam soleiras assim. Nao gosto mais do verde ubatuba, mas ficaria muito caro troca-lo. Minha sala é ampla e clara, com muito vidro temperado. Agora, continuando a obra, optei pelo porcelanato portobelo perlino (bege claro) para toda a casa e ja comprei a porta pivotante de madeira. Como harmonizar esta miscelânea com a escada e o guarda corpo?? Qual acabamento usar? gosto muito do aço escovado para o guarda corpo…E as portas podem ser de madeira também? muito obrigada desde já.

  • Terezinha Sena disse:

    Oi Fernanda, adorei o seu blog! Estou com uma duvida e preciso de sua ajuda urgente. Comecei a construir minha casa de 380 m2 a oito anos, `a epoca coloquei granito verde ubatuba em todas as soleiras, janelas, bancada da cozinha e dos banheiros do térreo. Até as janelas das suites ganharam soleiras assim. Nao gosto mais do verde ubatuba, mas ficaria muito caro troca-lo. Minha sala é ampla e clara, com muito vidro temperado. Agora, continuando a obra, optei pelo porcelanato portobelo perlino 90 x 90 (bege claro) para toda a casa, sem soleiras no chao, e com rodape de perlino de 15 cm embutido, ja comprei a porta pivotante de madeira. Como harmonizar esta miscelânea com a escada e o guarda corpo?? Qual acabamento usar? gosto muito do aço escovado para o guarda corpo…E as portas podem ser de madeira também? muito obrigada desde já.

    • Fernanda Messias disse:

      Já que tem o verde ubatuba nas soleiras prefira usar cores claras no restante. Porque não usa o vidro na escada como guarda-corpo? Prefiro portas brancas, mas vai do gosto de cada um… Qualquer coisa estamos a disposição!

  • ivanilda disse:

    Boa Tade FERNANDA,
    ESTOU COM UM PROBLEMAOOO, COLOQUEI PORCELANATO NA CASA TODA E O GRANITO AMARELO NAS SOLEIRAS, MAS NO HORA DE FAZER O RODAPE DA SALA FIZERAM PRETO, OSQUARTOS TEM RODAPE DO PROPRIO PISO. O QUE DEVO FAZER??? COLOCO PRETO OU BRIGO PARA QUE ELES TROQUEM VAI FICAR MUITO FEIO?

  • Fran Mendonca disse:

    Ola Fernanda.
    Estamos construindo uma casa a distancia, moramos em outra cidade.Apesar de ter contratado um arquiteto, em muitos momentos nos sentimos perdidos.
    No momento minha grande duvida e’ com relacao as bancadas dos banheiros e as soleiras. Vamos usar porcelanato beige crema marfil nos pavimentos superior e inferior, nesse caso pensei no marmore crema marfil para as soleiras. Na suite master optamos pelo Travertino navona pra o piso e revestimento, pensei no Bege Bahia para as bancadas ou vice e versa. Nao estou muito segura quanto a durabilidade do crema para as soleiras. O que acha?

  • Cristiane disse:

    Fernanda, o que sugere para soleira e escada de 3 degraus do meu abrigo que sera de porcelanato concretissimo Gligio Portobello. Não gosto de granito.

  • Fernanda Messias disse:

    Leni,

    A porta não tem muita relação com os demais elementos não… Fique à vontade para usar o que preferir!

  • Silvia Paiva disse:

    Oi Fernanda, as soleiras podem ser de travertino bege no caso de porcelanato na cor bege na casa? e as pedras do armário da cozinha a cor tem que combinar com as soleiras ou nada a ver?

    Bjus!
    Silvia Paiva

  • Fernanda Messias disse:

    Silvia pode ser sim! Não entendi o que seria as pedras do armário… Os armários tem apenas que dialogar com o conjunto. Bjinhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>